Paço de Giela em Arcos de Valdevez recebe visitas à intervenção arqueológica dias 5 e 6 de julho

A empreitada do Parque Urbano do Paço de Giela - Reabilitação do Conjunto edificado - encontra-se na fase avançada de escavações arqueológicas, dada a importância do monumento e a necessidade de aprofundar o conhecimento da ancestral ocupação deste Monumento Nacional.

Neste âmbito, e na perspectiva da sensibilização para a importância deste património histórico os próximos dias 5 e 6 recebem visitas mediante marcação prévia. Os grupos serão conduzidos pelos arqueólogos responsáveis pelo estudo, que os guiarão pelos principais espaços intervencionados, tendo oportunidade de compreender os vários momentos do processo de estudo, incluindo a escavação, a leitura estratigráfica, o desenho arqueológico e as características construtivas do edifício e da torre medieval.

A visita poderá ser complementada com o contacto com alguns dos materiais arqueológicos retirados da escavação, incluindo elementos metálicos, cerâmicas, moedas e peças de adorno, alguns com mais de 800 anos de existência.

O Paço de Giela é monumento nacio¬nal desde 1910 e com a intervenção no local pretende-se a melhoria das condições de salvaguarda, valorização e de animação do edifício, numa perspectiva de transmissão para o futuro dos bens culturais, contan¬do para tal com o finan¬ciamento do Programa de Operacional ON.2 - Eixo: III - Valorização e Qualificação Ambiental Territorial, sendo o seu investimento elegível no valor de 1.383.906,09€ e a comparticipação FEDER de 1.176.320,18€.

Segundo informação da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), o conjunto apalaçado de Giela constitui um dos mais interessantes exemplos de habitação nobre em meio rural da Idade Média em Portugal. Alguns historiadores atribuem as primeiras obras no local ao período anterior à nacionalidade, enquanto o Igespar admite que a construção da torre principal e mais simbólica do espaço terá acontecido no século XV Uma das suas características mais marcantes [da torre] é o facto de não possuir quaisquer aberturas, à excepção de uma janela que encima o portal e uma fresta do lado norte, circunstância que lhe confere uma solidez militar verdadeiramente impressionante.

MEDIAsounds [Marta Sampaio]

Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook