Basílica descoberta sob as águas do Lago İznik já foi analisada por mergulhadores

Uma equipa de mergulhadores profissionais, onde se incluem arqueólogos e fotógrafos subaquáticos, fizeram recentemente uma inspeção à basílica bizantina que se encontra sob as águas do Lago İznik, para tentarem registar e perceber as caraterísticas arquitetónicas do templo recentemente descoberto.

Basílica descoberta sob as águas do Lago İznik
Peritos em arqueologia subaquática fizeram o seu primeiro mergulho para inspecionar os restos de uma basílica com cerca de 1600 anos de idade que foi recentemente descoberta sob as águas do Lago İznik a partir de uma sessão de fotografia aérea.

Os especialistas fizeram registos e observações técnicas, incluindo a medição do corpo principal da basílica. A equipe de mergulho, onde se inclui o diretor de fotografia subaquática Tahsin Ceylan e o arqueólogo subaquático Emre Savaş fizeram uma primeira prospeção às características gerais do templo que tem sido muito falado na imprensa e meios de comunicação social de todo o mundo.

A equipa, que também foi acompanhada pelo diretor do Museu de İznik, permaneceu debaixo de água cerca de duas horas e meia numa análise dos corpos que integram a planta do antigo edifício.

Ercümen, um dos mergulhadores, referiu que está acostumado a mergulhar em águas profundas e que, por isso, a profundidade a que a basílica se encontra é insignificante, embora o que importa realçar é a importância histórica destes vestígios. "Foi um acontecimento especial mergulhar num ponto tão importante em termos patrimoniais, num local que se está a tornar muito especial para o cristianismo”.

O diretor de fotografia Tahsin Ceylan, não revelou nada de especial relativamente às observações efetuadas, tendo apenas dito que a equipa estava a trabalhar para o Ministério da Cultura e Turismo da Turquia, acrescentando que não poderia dizer nada sobre a vestígios arqueológicos subaquáticos "porque os funcionários do museu é que irão avaliar os dados que obtivemos debaixo d'água. Será depois decisão do Ministério da Cultura e Turismo em constituir esta zona como um local protegido, ou usá-lo para fins de mergulho, o que poderá contribuir para fomentar o turismo de mergulho ", disse Ceyla.

Kubilay Kılıç , um outro profissional de mergulho também salientou que do seu trabalho com os arqueólogos se poderá concluir que a as ruínas pertencem a uma grande igreja com cerca de um metro de paredes preservadas, defendendo que a estrutura deve ser protegida, porque, acrescentou, "diz-se que o templo tem uma história de 1.600 anos. Tem abside semicírcular e duas naves. É um património muito importante ", disse.

Os especialistas, onde se incluem arqueólogos, historiadores e historiadores da arte que estão a trabalhar na igreja, defendem que o monumento poderá ter desabado durante um terremoto que ocorreu na região em 740. Segundo os últimos dados da investigação até ao momento realizada, a basílica parece ter sido construída em honra de São Neófito, um santo mártir que nasceu em Nicea, na cidade de Bitinia (atual Turquía), e que foi morto aos 16 anos por soldados romanos no ano de 303.

Basílica descoberta sob as águas do Lago İznik
Mustafa Şahin, professor e chefe do Departamento de Arqueologia da universidade de Uludağ, disse que já tinham obtido informações significativas sobre a basílica. Segundo o professor, "a igreja foi construída por volta do séc. IV ou séc. V, uma vez que a sua planta arquitetónica tem incríveis semelhanças com a igreja de Santa Sofia de İznik", salientou.

Mustafa Şahin disse ainda que tinham encontrado o nome S. Neófito, explicando que “Neófito está entre os santos e os devotos cristãos que foram martirizados durante a época dos imperadores romanos Diocleciano e Galério, quando as proibições e punições contra os cristãos eram comuns. De acordo com alguns dados históricos, ele foi um santo morto por soldados romanos em 303, 10 anos antes do Edito de Milão, que libertou o cristianismo".

O professor Şahin ainda adiantou que a igreja foi fundada com o nome de S. Neófito no lugar onde o santo mártir foi morto, embora tenha sublinhado que a data da construção da igreja não foi determinada com precisão, mas que poderia ter sido construída depois de 313.

Este artigo foi escrito a partir de dados publicados no jornal hurriyetdailynews.com
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook