Congresso Internacional "Fortificações na Idade do Ferro: o controlo de recursos e o território"

Decorrerá na cidade espanhola de Zamora, entre os dias 14 e 16 de Maio de 2014, o congresso internacional intitulado “Fortificações na Idade do Ferro: o controle de recursos e o território", um evento realizado pela Associação Cientifico-cultural “Zamora-Protohistórica”.

As investigações sobre os sistemas defensivos da Idade do Ferro têm sido sempre um dos fatores mais interessantes e atraentes deste período cronológico, caracterizados em muitos casos, pela presença de fortes muralhas, fossos, torreões, campos de pedras fincadas etc., proporcionando grande monumentalidade aos povoados deste período.

Ao mesmo tempo que se observam diferenças significativas nos sistemas de defesa e organização dos povoados da Idade do Ferro são também vistos cada vez mais elementos com características semelhantes e que correspondem a uma problemática semelhante relativa à ocupação dos territórios.

Atualmente estão a ser realizados diversos estudos relacionados com estas problemáticas, facto que está a proporcionar novas perspetivas sobre as investigações relacionadas com a Idade do Ferro.

Desta forma, este congresso pretende reunir o trabalho de muitos desses investigadores com o objetivo de partilhar todas as inovações que estão a ser produzidas no estudo deste período.

Fonte: fortificacioneshierro.jimdo.com
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook