Pirâmide com 4.600 anos é descoberta e escavada no sul do Egito

Os arqueólogos que trabalham perto do antigo povoado de Edfu, no sul do Egito, descobriram uma pirâmide de degraus que remonta a cerca de 4.600 anos, anterior à Grande Pirâmide de Gizé em algumas décadas.

A pirâmide, que mede 13 metros de altura, é uma das sete chamadas pirâmides "provinciais" construídas  pelos faraós Huni (.2635-2610 aC) e Snefru (2610. -2590 aC).

Com o tempo, os blocos de pedra da pirâmide de degraus foram saqueados, o monumento exposto às intempéries acabou por se degradar. Espalhadas por todo o Egito central e do sul, as pirâmides provinciais estão localizadas perto de grandes assentamentos, não têm câmaras internas e não foram destinadas para o enterramento. Seis das sete pirâmides têm dimensões quase idênticas, incluindo a recém-descoberta em Edfu, que é de cerca 18,4 x 18,6 m.

O objectivo ou significado destas sete pirâmides ainda é um mistério. Elas podem ter sido usados como monumentos simbólicos dedicados ao culto real, um movimento de culto da imagem que afirmava o poder do rei nas províncias do sul do Egito.

"As pirâmides não obedecem a um plano comum, as diferenças entre os vários monumentos às vezes é muito significatica", disse Gregory Marouard, um investigador Instituto Oriental da Universidade de Chicago, que liderou o trabalho na pirâmide Edfu.

No lado leste da pirâmide recém-descoberta, a sua equipa detetou os restos de uma instalação onde parecem ter sido feitas oferendas de alimentos. Esta é uma descoberta importante para compreender esse tipo de pirâmide, uma vez que fornece pistas sobre a sua funcionalidade.

A equipa também descobriu  hieróglifos feitos em incisão nas faces externas do monumento. As inscrições estão localizadas ao lado dos restos mortais de bebés e crianças que foram enterradas ao pé da pirâmide. Os investigadores acreditam que as inscrições e os enterros datam de um período muito posterior à  sua construção porque, sublinham, a estrutura não foi originalmente concebida como um local de sepultamento.

Os resultados iniciais da escavação foram apresentados num simpósio realizado recentemente em Toronto.

Embora os estudiosos já soubessem da existência da pirâmide de Edfu, a estrutura nunca tinha sido escavada antes de 2010, altura em que a equipa de Gregory Marouard aqui começou a trabalhar.

Inicialmente ela não se parecia com uma pirâmide, disse Gregory Marouard, “pensei que a estrutura era o túmulo de um xeque ou de um santo muçulmano local. Com o trabalho de limpeza feito pela minha equipa uma pirâmide foi sendo revelada”, disse.

"A construção reflete um certo cuidado e uma boa experiência no domínio da construção em pedra, especialmente no ajuste dos blocos mais importantes", disse o egiptólogo. Marouard também observou que a pirâmide foi construída inteiramente com matérias-primas locais. A pedreira onde o arenito foi extraído foi descoberta em 2011 e está localizada apenas a cerca 800 metros ao norte da pirâmide.

Fonte: Live Sciense
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook