“ Uma História da Arqueologia Portuguesa” da autoria de Carlos Fabião

Era isto que faltava à Arqueologia Portuguesa. Um livro bem feito, com textos bem escritos, com um design moderno , com um papel à altura, com um formato atractivo e com uma distribuição em grande escala.

É assim que nos surge nos escaparates das estações dos CTT o novo livro do arqueólogo Carlos Fabião, que o autor decidiu intitular “ Uma História da Arqueologia Portuguesa”.

A nova edição dos CTT será, sem qualquer sombra de dúvida, também ela um marco de grande significado na História da Arqueologia Portuguesa que vier a ser feita no futuro, quer pela qualidade gráfica com que se apresenta , quer pela qualidade e rigor da investigação de um autor que provavelmente é o arqueólogo que melhor escreve em Portugal.

Carlos Fabião fundiu neste seu livro a atractividade da sua escrita com o rigor científico da investigação historiográfica que nos últimos anos tem vindo a realizar sobre uma disciplina que tem sofrido avanços e recuos, mas que tem sempre sabido resistir por via da força e da entrega altruísta de todos os seus principais agentes, leia-se arqueólogos, que ao longo dos últimos dois séculos a ela se dedicaram com uma abnegação que merece ser dignificada.

E este novo livro de Carlos Fabião dignifica. Dignifica os arqueólogos de ontem e dignifica os arqueólogos de hoje. É por isso um livro que deve orgulhar qualquer um de nós, tanto mais que apresentado assim, numa distribuição pública que tem por base as estações dos CTT, só ajudará a contribuir para realçar e afirmar socialmente a disciplina, a actividade e a profissão.

“ Uma História da Arqueologia Portuguesa” é um livro para ler devagarinho, para fruir, para tactear, para encher os olhos com os preciosos documentos fotográficos aí impressos, para apreciar o ritmo das frases, o conteúdo histórico e a riqueza informativa sobre uma disciplina que nem sempre foi, ou nem sempre é, por cá muito bem tratada pelos poderes políticos estabelecidos.

“ Uma História da Arqueologia Portuguesa” não precisa de muita adjectivação para se poder expressar realisticamente o inestimável valor desta obra . Um adjectivo chega para a definir, porque o novo livro do Doutor Carlos Fabião é, simplesmente, um livro fantástico!

Titulo: Uma História da Arqueologia Portuguesa
Autor: Carlos Fabião
Design: José Brandão/Susana Brito
Edição: CTT Correios de Portugal
Preço: 40€

Data original da publicação deste texto[ 24 de novembro de 2011]


Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook