Referências a droga encontradas em paredes de uma escola do antigo Egipto

Os arqueólogos que trabalham no deserto ocidental do Egito descobriram uma escola que remonta a cerca de 1.700 anos e que contém escritos gregos antigos nas suas paredes, incluindo um texto sobre o uso de drogas a que Homero faz referência na "Odisseia".

Foto: Eugene Ball CC Attibution 2.5
A escola, que ainda contém os bancos em que os alunos se sentavam para poderem ler e escrever, remonta a uma época em que o Império Romano controlava o Egito e onde o grego era uma língua muito conhecida e amplamente falada.

A escola estava localizada na antiga cidade de Trimithis (atual Amheida ), no Oasis de Dakhla, cerca de 322 quilómetros a oeste do rio Nilo.

A casa e os muros que integram os escritos e algumas manifestações de arte foi descoberta pela primeira vez em 1979. Em 2001, um novo projeto de investigação em Amheida, agora patrocinado pela Universidade de Nova York, levou à descoberta efetiva da escola, dos seus escritos gregos e  de mais cenas de arte que integravam as paredes do antigo edifício No mundo antigo, as escolas estavam muitas vezes integradas em residências privadas, mas também em edifícios públicos ou templos e, como tal, é muito difícil para os arqueólogos identificar com precisão os espaços destinados ao ensino.

Embora se tenha conhecimento histórico de uma outra escola no antigo Egito (a Universidade em Alexandria), a escola de Amheida é um exemplo único porque ainda foi encontrada com os textos nas suas paredes, disse  Raffaella Cribiore, professora da Universidade de Nova Iorque e responsável pelo projeto de investigação.

Os textos são "mais uma prova de que o ensino e a aprendizagem era um das funcionalidades deste espaço, estando confirmado que eles pertencem ao único edifício até agora descoberto e que foi, sem dúvida, uma escola ", referiu Raffaella Cribiore.

Por exemplo, no texto refere-se que a " Odisseia" conta uma história lendária do antigo uso de drogas: Helena de Tróia, por quem a Guerra de Tróia foi travada, dá aos seus convidados uma droga (possivelmente ópio), que "tira a dor e a raiva e traz o esquecimento de todos os males ".

Numa sala diferente da mesma escola, a equipa de investigação também descobriu um outro texto composto por um professor a dizer aos alunos para aperfeiçoarem as suas habilidades retóricas até o nível das várias divindades, incluindo o antigo deus grego Hermes. Ele também exortou os alunos a trabalharem duramente. "Sejam ousados, meus meninos, o grande deus irá conceder-vos uma boa recompensa em virtude ". A escola não esteve em uso por muito tempo, talvez porque o professor se mudou ou então morreu, disseram os investigadores. Durante este período uma escola correspondia a um professor, quando o professor se mudava ou então morria, a escola também deixava de existir.

Além da sala escolar, dentro do edifício havia também algumas paredes decoradas com interessantes pinturas, incluindo uma pintura referenciando os deuses do Olimpo.

As recentes escavações revelaram mais manifestações pictóricas, incluindo uma onde está representada uma cena de um banquete com um tocador de flauta. Um outro espaço “foi totalmente decorado com motivos geométricos coloridos ou animadas cenas figurativas, de modo que a experiência de entrar no espaço pela primeira vez na antiguidade deve ter sido impressionante", escreveu Susanna McFadden, uma professora da Universidade de Fordham , num livro intitulada "Actes du XII Colloque de l'Association International pour la Peinture Murale Antique.", (que será publicado pela internazionale L'Associazione per la pittura murale antica.).
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook