Álcool e drogas não são de consumo exclusivo do homem moderno

O Álcool e as drogas não são um consumo exclusivo do homem moderno, este é um hábito que vem de tempos ancestrais e que difere substancialmente em diferentes contextos históricos.

Amanita Muscaria cogumelo alucinogéno
Ao contrário do homem moderno, os povos pré-históricos da Europa não usavam as substâncias que têm a capacidade de alter a mente por puro e simples prazer.

O uso de álcool e de drogas, nomeadamente as extraídas diretamente de algumas espécies de plantas e de cogumelos, como a papoula e os cogumelos alucinogénios, era um ato altamente regulado e andava de mãos dadas com o sistema de crenças e rituais funerários sagrados de muitas sociedades pré-industriais.

Elisa Guerra-Doce, docente da Universidade de Valladolid, Espanha, afirma que o seu uso era parte integrante das crenças pré-históricas e que estas substâncias foram usadas com intensa regularidade para ajudar na comunicação com o mundo espiritual.

A investigação de Elisa Guerra-Doce aparece publicada na “Springer Journal of Archaeological Method and Theory “ e a autora mostra neste seu trabalho que o consumo destas substâncias é tão antigo quanto a própria sociedade humana.

O trabalho insere-se na vasta panóplia de publicações sobre a história da intoxicação nas sociedades europeias pré-históricas, documentando de forma muito precisa o significado cultural do consumo de substâncias inebriantes nestas antigas culturas.

Nesta pesquisa foram examinados quatro tipos diferentes de documentos arqueológicos como restos de folhas, frutos ou sementes de plantas psicoativas, resíduos sugestivos de bebidas alcoólicas, alcalóides psicoativas encontradas em artefactos arqueológicos, restos de esqueletos de tempos pré-históricos e representações artísticas de espécies de plantas e cenas de consumo.

Segundo Elisa Guerra , todos estes vestígios de produtos de alteração sensorial foram encontrados em túmulos e lugares cerimoniais Entre o material examinado incluem-se pedaços da papoila de ópio encontrados nos dentes de um adulto do sexo masculino proveniente de um local Neolítico de Espanha, sementes carbonizadas de marijuana ou, por exemplo, arte rupestre dos Alpes italianos que retrata o uso ritual de cogumelos alucinogénios.


Segundo Elisa Guerra , todos estes vestígios de produtos de alteração sensorial foram encontrados em túmulos e lugares cerimoniais, o que a leva a acreditar que tais substâncias estão fortemente ligadas ao uso ritual. Eles terão sido consumidos com o objetivo de alterar o estado normal da consciência, ou até mesmo para alcançar um estado de transe.

Os detalhes dos rituais ainda não são claros, mas a hipótese é que as substâncias ou foram utilizados no decorrer dos ritos funerários, para prover o sustento do falecido na sua caminhada para uma outra vida após a morte, ou como uma espécie de homenagem às divindades do submundo.

A autora ainda acrescenta que o direito de usar tais substâncias pode ter sido altamente regulado, uma vez que elas eram um meio para se ligar com o mundo espiritual e, portanto, terão desempenhado um papel sagrado entre as sociedades pré-históricas europeias.

"Longe de serem consumidas para fins lúdicos, as plantas de drogas e as bebidas alcoólicas tiveram um papel sagrado entre as sociedades pré-históricas", afirma Elisa Guerra-Doce . "Não é por isso surpreendente que a maioria desses vestígios arqueológicos derivem de locais onde foram sepultadas as elites, ou de sítios cerimoniais restritos, o que sugere a possibilidade de que o consumo de produtos que alteram a mente era socialmente controlado na Europa pré-histórica".

 Referencia: Guerra-Doce, E. (2014). The Origins of Inebriation: Archaeological Evidence of the Consumption of Fermented Beverages and Drugs in Prehistoric Eurasia. Journal of Archaeological Method and Theory. DOI 10.1007/s10816-014-9205-z.



Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook