CEAACP-TROIA Summer School Recebe estudantes de arqueologia internacionais

De 2 a 28 de Junho, as Ruínas Romanas de Tróia vão receber estudantes de arqueologia internacionais e portugueses na CEAACP-TROIA Summer School, um programa de formação cujo trabalho de campo irá permitir pôr a descoberto mais uma fracção deste que é o maior complexo de produção de salgas de peixe conhecido no Mundo Romano.



Este é um projecto do Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP) da Universidade de Coimbra e do TROIA RESORT, numa parceria com a Universidade do Arizona e contará com a participação de 9 estudantes dos Estados Unidos da América, da Grã-Bretanha e de Portugal na escavação de uma grande oficina de salga parcialmente coberta de areia, com tanques de 2,15 metros de profundidade.

Os visitantes das Ruínas Romanas de Tróia terão a oportunidade de assistir aos trabalhos de escavação durante a manhã - entre as 10h00 e as 13h00 - e à tarde, a equipa fará o inventário e lavagem dos achados da escavação.

No dia 16 de Junho, data em que se assinalam os 104 anos da classificação do sítio arqueológico como Monumento Nacional, prevê-se a realização de um Open Day, em que os mais curiosos poderão participar nas escavações.

Espera-se que os trabalhos permitam delinear a planta e conhecer a época de construção daquela que parece ser uma das maiores e mais antigas oficinas de salga de Tróia, e encontrar vestígios da última produção de salga de peixe, além de ânforas, os recipientes que transportavam os produtos. Mas não seria a primeira vez que se encontrariam outros objectos do quotidiano como loiça de cozinha e de mesa, alfinetes de cabelo e ainda moedas.

O programa da TROIA SUMMER SCHOOL possibilitará ainda aos vários estudantes participar em palestras, workshops e visitas de estudo a museus e outros sítios arqueológicos de Coimbra, Lisboa, Setúbal, Alcácer do Sal, Santiago do Cacém, Sines e Beja, com que se pretende enriquecer o seu conhecimento sobre o património histórico e arqueológico da região do Alentejo e de outros pontos do país.

TROIA SUMMER SCHOOL Escavações: Terça-feira a sábado (excepto quinta-feira) | 10h00 às 13h00 Open Day: 16 de Junho (segunda-feira) | 10h00 às 13h00


Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook