Canhão encontrado em Ponta Garça, será exposto ao público no Museu de Vila Franca do Campo

Uma equipa de mergulhadores, sob a direção do Dr. José Luis Gonçalves Neto, técnico superior de arqueologia da Direção Regional da Cultura, vai amanhã de manhã retirar do fundo do mar o canhão recentemente encontrado a poucos metros da costa, junto ao farol de Ponta Garça.

Ponta Garça - Açores
Após o levantamento pelos mergulhadores, o canhão será rebocado por uma embarcação da Polícia Marítima para o Porto de Pescas de Vila Franca do Campo onde, cerca do meio-dia, será entregue pelo responsável da DRC, Dr. José Luis Gonçalves Neto, às autoridades municipais, representadas pelo Vereador Arnaldo Amaral e pelo Diretor do Museu de Vila Franca, Prof. Doutor Rui Sousa Martins, sendo de imediato transportado para o Museu de Vila Franca - Solar Viscondes do Botelho, onde ficará desde logo exposto ao público na Sala Bento de Góis.

O canhão, ao que tudo indica do séc. XVII, construído em bronze, tem dois metros e meio de comprimento e cerca de 1 tonelada de peso e foi encontrado por pescadores de polvo de Ponta Garça.

Toda a operação de recuperação desta importante peça, que vai integrar o já notável património naval museológico de Vila Franca do Campo, foi possível através da cooperação da Direção Regional da Cultura, Câmara Municipal e Museu de Vila Franca do Campo, com a colaboração da Polícia Marítima.

Nos próximos dias 11 e 12, os serviços de arqueologia da DRC, com o apoio da Câmara Municipal, através do Museu, procederão ao registo dos sítios “Cemitério das Âncoras de Vila Franca do Campo” e naufrágio do navio “Luso”, processo que contará também com a colaboração do Clube Naval de Vila Franca do Campo.

A Câmara Municipal congratula-se com o empenhamento e competência de todas as entidades que colaboraram neste processo. Recorde-se que este é o segundo canhão encontrado no mesmo local, no espaço de poucos anos, tendo o primeiro sido retirado do mar em Maio de 2011, após o que foi levado para o Museu Carlos Machado em Ponta Delgada, onde ainda permanece, fora do olhar do público. Vila Franca do Campo continua a aguardar a restituição desse canhão.

Fonte: Azores Digital
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook