Descoberto mega monumento com 5000 anos em Israel

É mais extenso do que um campo de futebol americano e mais antigo do que as pirâmides do Egito ou do que Stonehenge, no Reino Unido.

Um monumento de pedra com cerca de cinco mil anos foi identificado em Israel, a cerca de 13 quilómetros a noroeste do mar da Galileia, perto da fronteira de Israel com a Cisjordânia. A estrutura em forma de meia-lua tem mais de 14 mil metros cúbicos de volume e 150 metros de comprimento, segundo o Live Science.

De acordo com escavações feitas no local, o monumento terá sido erguido entre 3050 a.C. e 2650 a.C.. Os arqueólogos estavam convencidos que a estrutura fazia parte de um muro da cidade e foi graças à investigação feita por um aluno da Universidade Hebraica de Jerusalém, no âmbito do doutoramento, que descobriram que não existia nenhuma cidade por perto e que se tratava de uma monumento edificado, avança o Live Science.

Num congresso de arqueologia no Médio Oriente, Ido Wachtel explicou que pode tratar-se de "um marco importante na paisagem natural" que serviria para "uma população local rural ou pastoral" fazer valer "a autoridade e os direitos sobre os recursos naturais." A forma do monumento destacava-se na paisagem e pode ter uma importância simbólica, já que o quarto crescente é o símbolo de um antigo Deus da Lua Mesopotâmia chamado Sin, destaca Ido.

A aldeia de Bet Yerah, que significa "casa do Deus da Lua", situa-se a cerca de 29 quilómetros de distância, ou um dia de caminhada, o que permite questionar se a estrutura não terá sido edificada para marcar os limites da cidade e os seus domínios. Mas o especialista acredita que está longe demais para uma fortificação e demasiado perto para delinear fronteiras de território.


Segundo as estimativas de Ido Wachtel, se o monumento tivesse sido construído por uma única pessoa seriam precisos 35 a 50 mil dias de trabalho até estar concluído. Já um grupo de 200 trabalhadores demoraria cinco meses a edificar a estrutura, tarefa bastante complicada, uma vez que os construtores deveriam ser os mesmos agricultores da região.

Outras descobertas megalíticas têm sido feitas recentemente perto do monumento, diz o Live Sciene, entre as quais uma estrutura de pedra rodeada por quatro círculos, nas Colinas de Golã, e um marco gigante com mais de 60 mil toneladas descoberto nas águas do Mar da Galileia.

Fonte: Diário de Notícias
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook