Élvio Sousa apresenta trabalho arqueológico em Barcelona

Comunicação científica desvenda análises químicas a barros de uma olaria madeirense dos finais do século XIX

Élvio Sousa - Foto© DN  Madeira
O arqueólogo e investigador do Centro de História de Além-Mar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Élvio Sousa, e o professor da Universidade do Minho, Fernando Castro, apresentam em Barcelona o resultado dos trabalhos arqueológicos de prospecção realizados nos Lameiros, em São Vicente, no ano de 2008 e que permitiram identificar “barros” de uma olaria com forno do século XIX.

Os investigadores vão apresentar, “pela primeira vez, os resultados das análises químicas dos barros de uma Olaria Madeirense dos finais do século XIX e inícios do século XX, obtendo-se o primeiro grupo químico conhecido na Região Autónoma da Madeira, e de uma produção cerâmica que terá abastecido o mercado local e regional”.

Trata-se de uma comunicação científica integrada no congresso internacional 'Global Pottery 1st International Congress on Historical Archaeology and Archaeometry for Societies in Contact'. O congresso realiza-se de 7 a 9 de Maio na cidade de Barcelona, Espanha.

Fonte: Diário de Notícias - Madeira
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook