Museu das Termas Romanas em concurso

O executivo municipal aprovou, em reunião de Câmara, o projeto de execução e abertura do procedimento concursal para adjudicação da obra do futuro Museu das Termas Romanas de Chaves.

Foto: Jornal @tual
O Museu das Termas Romanas será construído no Largo do Arrabalde numa zona de grande interesse histórico, arqueológico e urbanístico para a cidade de Chaves, objeto de escavações arqueológicas que puseram a descoberto as ruínas do complexo balnear romano de Aquae Flaviae, em vias de classificação como Monumento Nacional em virtude da raridade e monumentalidade dos vestígios postos a descoberto.

As estruturas descobertas ocupam quase a totalidade do espaço disponível da escavação efetuada e carecem de adequada proteção e musealização. De igual modo, é fundamental restituir a centralidade e a utilização do espaço público constituído pela praça, através do restabelecimento das ligações pedonais que a mesma estabelecia entre as ruas Cândido dos Reis, Longras, 25 de Abril e o Largo do Arrabalde, reintegrando-a na malha urbana do Centro Histórico da cidade e restituindo o enquadramento do edifício do Tribunal.

Para além do espaço destinado à contemplação e interpretação das ruínas encontradas e da exposição de algumas peças exumadas, este núcleo Museológico contemplará, entre outras valências, uma loja destinada a venda de produtos relacionados com os vestígios das Termas Romanas de Chaves, bem como um centro de documentação.

O valor estimado da obra é de 2 milhões e 465 mil euros (IVA incluído), com um prazo de execução de um ano, e está integrada na Operação designada por “Salvaguarda e Musealização do Património”, do Programa Estratégico “Chaves Monumental – Valores Culturais e Patrimoniais” aprovado no âmbito do Eixo Prioritário IV – Qualificação do Sistema Urbano – do Programa Operacional Regional do Norte – ON.2, beneficiando de uma comparticipação pelo FEDER, correspondente a uma taxa de cofinanciamento de 80% do custo total elegível da Operação.

fonte: Jornal @tual
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook