Contas de vidro romanas encontradas no Japão

Contas de vidro que se acredita terem sido fabricadas por artesãos romanos foram encontradas num tumulo antigo no Japão, o que leva agora os investigadores a pensarem que a influência do império romano pode ter atingido o limite da Ásia.


Três contas de vidro em forma de esfera foram encontradas no túmulo "Utsukushi" , em Nagaoka, perto de Kyoto, com uma cronologia balizada entre o primeiro e o quarto século, revela em comunicado do “Nara National Research Institute for Cultural Propertie”.

O instituto acabou recentemente de analisar os componentes das contas de vidro, medindo cinco milímetros de diâmetro cada uma delas. Verificou-se que as contas foram feitas com natrão, um produto químico usado para derreter o vidro por artesãos do Império Romano.

"Estas contas são um dos mais antigos artefactos de vidro encontradas no Japão ", disse Tomomi Tamura, um investigador do instituto. O Império Romano concentrou-se, sobretudo, em torno do Mar Mediterrâneo , estendendo-se a norte até à atual Inglaterra.

A descoberta no Japão, cerca de 10.000 quilómetros de Itália, destes pequenas contas de vidro coloca agora algumas perguntas quanto à influência que o Império romano teve no Extremo Oriente.

 De qualquer forma, não está colocada de lado a hipótese das pequenas contas poderem ter chegado ao japão mais tardiamente e por motivos que os arqueólogos prometem investigar.

Fonte:Yahoo! News Network
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook