ARQUEOLOGIAS 2.0 é nome do ciclo de conferências organizado por um grupo de alunos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
A contar com conceituados nomes da área, são debatidas várias temáticas relacionadas com o tema Com o objetivo de "discutir a Arqueologia ao minuto, num árduo trabalho de pesquisa e tradução de vários contributos", o ciclo de conferências organizado pelo grupo Arque à Parte propõe-se "aferir da possibilidade de aplicação e pertinência desses contributos no panorama da Arqueologia nacional", lê-se em comunicado de imprensa.
A iniciativa parte do grupo Arque à Parte, um grupo composto por estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Tiago Gil, Rita Tavares e Diogo Silva pretendem desta forma "reunir várias perspetivas, promover o debate e a troca de ideias e dar a conhecer as novas temáticas que vão surgindo no seio das novas correntes teóricas em Arqueologia".
A decorrer desde dia 19 de abril, com lugar no Museu Machado de Castro, o ciclo contou com a presença de conceituados nomes da Arqueologia como o professor Catedrático aposentado pela FLUC, Jorge de Alarcão e a Doutoranda em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Joana Alves Ferreira.
As jornadas irão decorrer ainda dias 5 e 7 de junho na FLUC e no Museu Machado de Castro, com a participação de Vítor Oliveira Jorge e Rita Tavares, respetivamente. O acesso é livre e não necessita de marcação prévia.
Fonte: A Cabra