Projecto Rota Histórica das Linhas de Torres recebe Prémio Turismo de Portugal

O Projecto Rota Histórica das Linhas de Torres, apresentado pelo Município de Mafra e pelos Municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira recebeu Prémio da Categoria Requalificação Projecto Público, no âmbito dos Prémios Turismo de Portugal 2011. 


Ao longo da última década nasceu no seio das autarquias da Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira uma vontade comum de recuperar e valorizar as linhas defensivas de Lisboa, erguidas há 200 anos para impedir a entrada no exercito Napoleónico na capital.

Do esforço, acompanhado pela Direção de Infraestruturas do Exército (DIE) e, sucessivamente, pelo Instituto Português do Património Arquitetónico e Arqueológico (IPPAR), Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN) e mais recentemente pelo Instituto de Gestão do Património Arqueológico e Arquitetónico (IGESPAR), resultou um ambicioso, sólido e sustentado projeto designado: Rota Histórica das Linhas de Torres.

O projeto foi colocado em prática entre 2007 e 2011, tendo contribuído para uma efetiva evolução do conhecimento histórico, construtivo e arqueológico desde património único, tendo, para tal, muito contribuído as intervenções efetuadas em cerca de três dezenas de obras militares.

 A experiência da intervenção na Rota Histórica das Linhas de Torres evidenciou a necessidade absoluta de uma intervenção integrada entre engenharia militar, paisagismo, arqueologia e restauro. Com este projeto trilhou-se, em Portugal, um novo caminho na intervenção em “frágeis e efémeras” obras de carater militar construídas maioritariamente em terra.

 Com a abertura ao publico de um conjunto significativo de estruturas militares, acompanhados de espaços de interpretação ligados em rede, criam-se condições para uma consciente e adequada divulgação e manutenção deste conjunto patrimonial, essencial para a enriquecimento da historia nacional e europeia.

Fonte: IGESPAR, IP
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook