![]() |
Foto: Município de Proença –a- Nova |
No total, estarão envolvidos no campo arqueológico seis especialistas, quatro dos quais ficarão em permanência. O objetivo é promover o inventário arqueológico e valorizar as sepulturas pré-históricas integradas no percurso pedestre A História na paisagem, atualmente suspenso devido aos condicionamentos causados pelas obras de construção do IC8.
O programa do campo inclui uma conferência integrada nas comemorações do quinto aniversário do Centro Ciência Viva da Floresta, a 21 de julho. Serão abordados três temas com relevância no concelho – os monumentos megalíticos, as pinturas rupestres pré-históricas na serra das Talhadas e as estruturas militares dos séculos XVIII e XIX.
Para dar a conhecer a importância estratégica militar que a linha defensiva das Talhadas e Moradal representou para o concelho, está em curso o desenvolvimento dos conteúdos para o Centro Interpretativo dos Fortes e Baterias, a instalar no espaço exterior do Polo de Biblioteca e Museu Isilda Martins, em Sobreira Formosa.
Fonte: Município de Proença –a- Nova