![]() |
Foto: Nerve Locais e objectos impregnados de uma memória milenar procuram transmitir culturas e saberes que, num passeio mais ou menos longíquo, se cruzam no território que é hoje Alcoutim. |
A estrutura, desta primeira amostra do potencial arqueológico que o concelho encerra, teve como base a opção de períodos históricos, tais como período Neolitíco, Calcolitíco, Romano, Visigótico e Islâmico, relevantes na investigação arqueológica efectuada nas últimas décadas em Alcoutim.
Também poderá ser visonado, no auditório do castelo, um filme sobre o concelho de e ficar a conhecer melhor a sua gastronomia, locais de interesse, usos e costumes das gentes locais.
Recentemente a Nerve, uma empresa de desing e musealização, foi responsável pela ampliação do Núcleo Arqueológico de Alcoutim, criando uma nova área de exposição e uniformizando o grafismo de todo o núcleo.
Foi desenhado um novo expositor com uma forma afunilada e com uma diferenciação cromática longitudinal que permite uma melhor interpretação cronológica.
As várias aberturas para colocação de peças permitem interpretar cada conjunto de objectos enquadrado-os com os períodos arqueológicos adjacentes.
Disponível está também um catálogo, da autoria de Alexandra Gradim e João Luís Cardoso, que faz a síntese de “ Dez anos de trabalhos arqueológicos em Alcoutim. Do Neolítico ao Romano”.
Fontes: Câmara Municipal de de Alcoutim
Nerve