Núcleo Museológico do Castelo de Alcoutim: Uma década de escavações arqueológicas

O Núcleo museológico de Alcoutim está situado no interior do Castelo, onde estão patentes exposições do património arqueológico do concelho de Alcoutim, tendo como fio condutor um percurso histórico que se iniciou há mais de 5.000 anos. 

Foto: Nerve

Locais e objectos impregnados de uma memória milenar procuram transmitir culturas e saberes que, num passeio mais ou menos longíquo, se cruzam no território que é hoje Alcoutim.



A estrutura, desta primeira amostra do potencial arqueológico que o concelho encerra, teve como base a opção de períodos históricos, tais como período Neolitíco, Calcolitíco, Romano, Visigótico e Islâmico, relevantes na investigação arqueológica efectuada nas últimas décadas em Alcoutim.

Também poderá ser visonado, no auditório do castelo, um filme sobre o concelho de e ficar a conhecer melhor a sua gastronomia, locais de interesse, usos e costumes das gentes locais.

Recentemente a Nerve, uma empresa de desing e musealização,  foi responsável pela ampliação do Núcleo Arqueológico de Alcoutim,  criando uma nova área de exposição e uniformizando o grafismo de todo o núcleo.

Foi desenhado um novo expositor com uma forma afunilada e com uma diferenciação cromática longitudinal que permite uma melhor interpretação cronológica.

As várias aberturas para colocação de peças permitem interpretar cada conjunto de objectos enquadrado-os com os períodos arqueológicos adjacentes.

Disponível está também um catálogo, da autoria de Alexandra Gradim e João Luís Cardoso, que faz a síntese de “ Dez anos de trabalhos arqueológicos em Alcoutim. Do Neolítico ao Romano”.

Fontes: Câmara Municipal de de Alcoutim 
Nerve
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook