Ouro Romano é festa Vila Pouca de Aguiar

O Festival do Ouro Romano de Vila Pouca de Aguiar está de regresso, mais cedo, ao calendário das festas medievais e temáticas. 

De 27 a 29 de Julho será possível visitar o complexo mineiro romano de Tresminas, assistir ao desfile de legionários e bigas romanas, participar na animação de rua, cortejo romano, danças do ventre, encenações teatrais, entre outros.

O ouro está na moda. A prospecção deste metal valioso no complexo mineiro de Jales, anunciada recentemente - que garantirá, de imediato, 100 postos de trabalho – veio dar ao ouro uma maior importância no concelho. Nesse sentido, a terceira edição da feira tem um papel fundamental na divulgação da tradição associada ao ouro e do complexo mineiro romano de Tresminas, uma das mais importantes explorações mineiras do Império Romano, actualmente de elevada importância arqueológica.

 Manuel Marques, da Vitaguiar, EM, organizadora da terceira edição do evento, espera que, nesse fim-de-semana, visitem o concelho cerca de 10 mil pessoas. O investimento foi o mesmo da edição anterior, aproximadamente 40 mil euros.

 O festival coincide com a feira anual da freguesia de Tresminas, graças a um ajuste de calendário que antecipou o certame em dois meses. “Pensamos que, em Setembro, o tempo poderia não ajudar, principalmente para quem desfilava de túnica romana”, explicou.

 A edição deste ano é “mais ambiciosa”. “Queremos ser o maior festival dentro da temática romana. Para isso melhoramos a informação disponível aos habitantes, acrescentamos novidades ao programa e trouxemos a Vial Pouca de Aguiar um grupo espanhol de profissionais especializados em eventos desta característica”, finalizou.

 O festival começa sexta-feira, 27 de Julho, com a cerimónia inaugural e recriações históricas. À noite será possível participar num banquete romano (com a ementa da época) e a encenação de luta entre gladiadores. No sábado haverá um assalto ao transporte de ouro e o respectivo julgamento dos larápios, recriações tácticas militares e oficinas de gladiadores, para crianças, oficina de destilação e também de ferragem/forja, para todo o público, e o grande desfile romano, pelas 18 horas, com mais de 300 figurantes. No domingo a “acção” é desenvolvida em Tresminas, junto ao complexo mineiro, com desfile de legionários, bigas romanas, “ataque ao mercado”, finalizando com uma cerimónia fúnebre ao legionário romano. Decorre, ainda, ao longo de todo o dia, a feira tradicional da freguesia, e ainda, no Museu Municipal, a exposição “As aventuras de Júpiter”, até 13 de Agosto.

 A distribuição de trajes romanos, na Casa da Cultura e na Praça Luís de Camões, no centro da vila, será gratuita mas sujeita a caução.

Fonte: Notícias de Vila Real - Filipe Ribeiro
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook