Penela – Campo Arqueológico de Verão

A Villa Romana do Rabaçal está a receber, este mês, trabalhos arqueológicos, promovidos pelo Museu do Rabaçal e pelo Município de Penela, com a colaboração da Associação de Amigos da Villa Romana do Rabaçal, da Junta de Freguesia local e de outras instituições e voluntários. 

Os trabalhos destinam-se a identificar os espaços de habitação e serviços da área rústica de uma quinta agrícola romana – denominada de Villa Romana do Rabaçal – habitada no século IV d.C, decorrendo, em simultâneo, acções de recuperação da casa nora no núcleo das nascentes e de manutenção do balneário.

“Relativamente à área do palácio romano, estão a ser levados a cabo trabalhos arqueológicos, destinados a avaliar o estado de conservação dos mosaicos policromos, qualificados de alto valor artístico, de modo a serem convenientemente definidas as medidas necessárias para a sua conservação e apresentação pública.

Para tal, está em curso a realização de registos gráficos, fotográficos e tecnológicos pormenorizados destes pavimentos decorativos – uma herança que nos chega da Antiguidade – saídos, há mais de 15 séculos, das mãos de hábeis mosaicistas, que nos cumpre hoje preservar para transmitir este conhecimento às gerações futuras”, lê-se numa nota oriunda da autarquia penelense.

 “Aqui se cruzam conhecimentos e amizades entre cerca de meia centena de participantes – técnicos, investigadores, autarcas, população e dezenas de voluntários – vindos de Toulouse e Neuviller la Roche (França), Coimbra, Penela, Condeixa, Tomar, Lisboa, Aveiro e Santiago de Compostela (Espanha)”, prossegue o documento.

 Os trabalhos contam com o apoio do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra, do Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro (Penela), do Pólo de Penela da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, da Universidade de Santiago de Compostela, da Fundação Calouste Gulbenkian e do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, entre outras entidades.

Fonte: Pombal FM
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook