Póvoa de Lanhoso: câmara promove conhecimento do Património

ACâmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, em colaboração com a Junta de Freguesia e do Centro Social e Paroquial de Garfe, inicia em agosto uma intervenção arqueológica nas Tapadinhas da Senhora do Monte, na referida freguesia. 

De modo a dar a conhecer os antecedentes históricos do local bem como todas as questões técnicas desta intervenção arqueológica, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promove uma apresentação pública do projeto de escavação arqueológica nas Tapadinhas da Senhora do Monte, já no próximo dia 2 de agosto, pelas 21h00, no Salão Paroquial de Garfe.

Toda a população interessada está convidada a participar nesta sessão Toda a população interessada está desde já convidada a participar nesta sessão. Esta intervenção arqueológica nas Tapadinhas da Senhora do Monte tem como objetivo promover a salvaguarda e proteção do nosso património assim como a descoberta da nossa história e com o objetivo de incentivar o gosto pela arqueologia. Esta atividade vai desenvolver-se durante todo o mês de agosto, entre as 8h00 e as 13h00, nas Tapadinhas da Senhora do Monte, em Garfe.

A envolvente da Senhora do Monte é uma referência para todos os garfenses. Já Francisco Martins Sarmento, arqueólogo vimaranense, nos finais do séc. XIX, nos seus “Apontamentos de Arqueologia”, referia que, na “chã da Senhora do Monte, que fica acima do Castelo de Cima, havia vestígios de uma povoação antiga” e que “bem que sabia haver ali vestígios de casas e sabe mesmo que antigamente havia ali uma grande feira, no dia da romaria, aonde vinham os chapeleiros de Braga”.

Fonte: Câmara Municipal de Póvoa do Lanhoso
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook