Esposende: Centro Interpretativo de S. Lourenço recebeu mais de 13 mil visitantes no primeiro ano

No primeiro ano de funcionamento, o Centro Interpretativo de S. Lourenço (CISL) recebeu mais de 13 mil visitantes, número que expressa a mais-valia deste equipamento municipal localizado no Monte de S. Lourenço, na freguesia de Vila Chã.
[Fotografia: vaipassear]

Desde o dia 19 de Agosto de 2011, data em que foi inaugurado, o CISL tem registado uma procura crescente, quer por parte da comunidade educativa e instituições, como pessoas a título individual, câmaras municipais ou empresas, de vários pontos do país, assim como turistas oriundos de diversos países, nomeadamente Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Brasil, Canadá e Rússia.

Em termos de perfil, destacam-se os visitantes situados na faixa etária inferior a 13 anos, resultado do trabalho desenvolvido pelo Serviço Educativo, seguindo-se o grupo com idades entre os 26 e os 55 anos.

O Centro interpretativo de S. Lourenço é um equipamento cultural com valências de exposição e serviços, que pretende interpretar o espaço, ou seja, ser um ponto de partida para o conhecimento não só do Castro de S. Lourenço, mas de toda a área geográfico-arqueológica de Esposende. A partir do CISL o visitante poderá sair à descoberta da história de Esposende, com visitas ao Castro de S. Lourenço, ao património histórico e arqueológico de Esposende, com particular incidência no planalto de Vila Chã, rico em vestígios arqueológicos.

Em termos de perfil, destacam-se os visitantes situados na faixa etária inferior a 13 anos, seguindo-se o grupo com idades entre os 26 e os 55 anos. O Centro Interpretativo de S. Lourenço está aberto ao público à terça-feira, das 14h00 às17h30, de quarta a sexta-feira das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30, e ao sábado e domingo entre as 14h00 e as 18h00.

De entre as várias propostas para o próximo mês, destaque para as actividades integradas nas Jornadas Europeias do Património, que decorrerão de 17 a 30 de Setembro. Trata-se de uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 50 países, cujo objectivo é a sensibilização dos cidadãos para a importância da salvaguarda do Património. Este ano sob o lema “O Futuro da Memória”, pretende-se promover e realçar a importância do património cultural enquanto memória e documento da história e do desenvolvimento das sociedades e refletir sobre o seu papel para a construção do futuro. Considerando que o Futuro da Memória só poderá ser garantido com a cooperação e empenho de toda a sociedade, tornando‐se fundamental a sua sensibilização, o Centro Interpretativo de S. Lourenço propõe a realização de diversas acções com o objetivo de estimular a aproximação física e emocional ao património.

Para marcações ou para informações, os interessados deverão contactar o Serviço de Património Cultural da Câmara Municipal, através do telefone 253 960 100/179 ou do e-mail arqueologia@cm-esposende.pt

Fonte:vaipassear
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook