Museu do Dundo reabre nesta quinta-feira ao público

O Museu Regional do Dundo, localizado na província da Lunda Norte, reabre as suas portas ao público nesta quinta-feira (23 de Agosto) depois de um amplo trabalho de remodelação, com uma nova imagem e um novo conceito museológico.
[Fotografia: AngolaPress]

Segundo uma nota de imprensa do Ministério da Cultura (Mincult) enviada à Angop, organizada em 10 salas temáticas, a sua exposição permanente percorre a história dos povos da região leste de Angola e áreas circunvizinhas, falando-nos da sua arte, religião, economia e sistemas de organização, através de um conjunto de peças que integram um dos maiores acervos etnográficos destes povos.

Fazem ainda parte da exposição permanente, a área de actividades lúdicas, projecção de filmes etnográficos, abordagem sobre crenças religiosas, a exposição etnográfica dos povos da região nordeste de Angola, da indústria mineira, a história colonial e o roteiro que retrata as legendas e outros pormenores da exposição.

“O primeiro dos museus de Angola retoma, assim, o seu papel de centro de investigação e divulgação, mantendo vivo e protegido o nosso património cultural” “O primeiro dos museus de Angola retoma, assim, o seu papel de centro de investigação e divulgação, mantendo vivo e protegido o nosso património cultural”, lê-se no documento.

O museu conta também com uma biblioteca interna, que possui um total de 35 mil livros ligados as áreas de etnografia, arqueologia, filosofia, biologia e literatura da história universal.

O Museu Regional do Dundo é o primeiro no país a beneficiar de um projecto de renovação e modernização, dotado com meios técnicos, materiais e humanos, para garantir a preservação, investigação, valorização e divulgação da produção científica, cultural e patrimonial da instituição.

Criado pela Ex-Diamang em 1948 e encerrado a mais de sete anos ao público, o Museu do Dundo contém três áreas de investigação, Etnografia, História Natural e Arqueologia.

 Fonte: AngolaPress
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook