Museu Municipal de Arqueologia de Silves comemora aniversário

Naquele que é o Dia do Município, 3 de setembro, o Museu Municipal de Arqueologia de Silves comemora o seu 22.º aniversário.
[Fotografia: C.M.Silves]






Para assinalar esta data as entradas no museu serão gratuitas estando, igualmente, prevista a realização de diversas atividades dirigidas aos seus visitantes, como forma de proporcionar novas experiências e dar a conhecer a sua história e coleção.

Assim, durante este dia serão realizadas quatro visitas guiadas a todo o equipamento e ao interior do Poço Cisterna, duas delas da parte da manhã (às 10h00 e às 11h30) e as restantes da parte da tarde (às 14h00 e às 16h30). Para além das visitas guiadas, os visitantes serão convidados a participar em ateliês de modelagem de barro que incluem iniciação à cerâmica, ilustração livre e pintura mural. Esta atividade decorre entre as 10h00 e às 12h30 e das 14h00 às 17h00.

A efeméride será, também, motivo para a renovação da exposição permanente, nomeadamente com a abertura de novas vitrinas centradas nas temáticas da evolução humana, Paleolítico, Neolítico e Megalitismo.

Relembre-se que o Museu Municipal de Arqueologia de Silves foi inaugurado em 1990, tendo a sua construção sido efetuada em torno do Poço-Cisterna Almóada dos séculos XII-XIII – descoberto após escavações arqueológicas decorridas nos anos 80 do séc. XX e que é hoje Monumento Nacional.

Cenograficamente o mesmo integra, também, a muralha da cidade do mesmo período, funcionando, assim, não só como um museu onde as coleções expostas são muito significativas, mas também como uma joia do património islâmico em Portugal. Este espaço museológico poderá ser visitado todos os dias, das 10h00 às 18h00.

Fonte: Barlavento Online
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook