Ponte da Ola em vias de ser classificada Monumento de Interesse Público

A Ponte da Ola, na Freguesia do Bragado, Vila Pouca de Aguiar, recebeu o parecer favorável do IGESPAR – Instituto de Gestão e Património Arquitetónico e Arqueológico para ser classificada de Monumento de Interesse Público e com a respetiva Zona Especial de Proteção.

Este “Projeto de Decisão” da Secretaria de Estado da Cultura já foi enviado para publicação no Diário da República. O parecer do IGESPAR expressa e carateriza devidamente o Monumento, segundo o qual, a ponte da Ola, implantada sobre o rio Avelames, assenta “num único arco de volta perfeita, em cantaria, e em dois amplos olhais, também em arco de volta perfeita de tradição construtiva romana”.

A ponte da Ola, que os especialistas admitem que remonte à transição do período medieval para o período moderno, possui “especial importância patrimonial” sendo “uma mais-valia para a cultura nacional”. A Zona Especial de Proteção vai assegurar a sua preservação e enquadramento paisagístico.

O parecer releva ainda a existência, junto ao imóvel, de um conjunto molinológico e de um edifício que poderia ter sido uma hospedaria de apoio à importante via medieval. Recentemente, na área envolvente à ponte foi implementada uma área de lazer municipal.

Fonte: Notícias de Vila Real
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook