FRAUGA quer desenvolver campus arqueológico em Picote

Um projecto de escavações arqueológicas vai arrancar em Picote, concelho de Miranda do Douro. A iniciativa está a cargo da FRAUGA, a Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote.
[Fotografia: Associação FRAUGA]


O presidente explica em que “vamos fazer uma intervenção num espaço com um enorme potencial arqueológico que é o Castro do Puio, sobranceiro à fraga do rio Douro, e que segundo alguns estudos terá sido uma civita romana” e salienta que “pelos diversos achados que temos tido, que comprovam a importância do castro, vamos desenvolver um projecto de escavações arqueológicas”.

O objectivo “é desenvolver ali um campus arqueológico para desenvolver projectos de investigação e ser também um chamariz para o desenvolvimento da economia local”, adianta Jorge Lourenço.Os trabalhos no terreno deverão avançar no primeiro semestre do próximo ano.

“A primeira fase devia ir até 2014 e vai ter duas campanhas de campo e algum trabalho de prospecção que já vai iniciar este mês”, revela. “Em princípio a partir de Junho as escavações arqueológicas já devem estar no terreno pois ainda faltam as autorizações da tutela”, explica o responsável.

As escavações arqueológicas vão ser desenvolvidas pela FRAUGA em associação com o Departamento de Ciências do Património da Universidade do Porto.Para tal já foi assinado um protocolo que abrange também outras áreas.“Não é apenas o património mas também a língua, sendo o protocolo desdobrado em diversos programas”, afirma Jorge Lourenço.

Um dos projectos que pode vir a ser desenvolvido “é a criação de um centro de recursos da língua e da cultura mirandesa que é um espaço que pretendemos que seja aberto à população para pesquisar informação sobre a língua”, acrescenta.

Um projecto considerado importante para a FRAUGA por se inserir na sua estratégia de desenvolvimento e também do Eco-Museu Terra Mater que está a funcionar, em Picote, há dois anos e que já recebeu cerca de oito mil visitantes.

Fonte: Radio Brigantia
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook