Investigadores do Brasil e de Portugal estarão na Unesc

1ª Jornada de Arqueologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) acontece nos dias 25 e 26 de setembro e terá a participação de pesquisadores portugueses e brasileiros.
[Fotografia: Engeplus ]



O evento contará com diversos debates na sala 1 do Bloco O, com a participação de profissionais do Instituto Terra e Memória (ITM), de Portugal, além dos que já trabalham na universidade. O objetivo do evento é divulgar as pesquisas de arqueologia realizadas na região do extremo Sul de Santa Catarina e sua relação com outros campos da Ciência.

“A compreensão da diversidade do comportamento humano passa pelo resgate das evidências materiais, muitas vezes difusas e não monumentais; das relações das comunidades com o ambiente imediato no passado mais ou menos remoto. Os estudos arqueológicos não contribuem apenas para o reconhecimento da diversidade, eles contribuem igualmente para o crescimento da apropriação do conhecimento pela sociedade. Por esta via, almeja-se uma sociedade mais consciente e crítica”, comentou o coordenador da Jornada, Juliano Campos.

A abertura do evento será no dia 25, às 19h15min, com duas conferências. Enquanto o pesquisador português Jedson Francisco Cerezer vai falar sobre “Arqueologia Brasil/Portugal: Pesquisas e perspectiva. O caso do Museu de Mação”, Juliano Campos vai tratar do “Setor de Arqueologia da Unesc: ensino, pesquisa e extensão”.

Fonte: Engeplus
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook