Beja: Vestígios arqueológicos a descoberto na “meia laranja” e traseiras do Tribunal…

Em Beja, as obras nas Portas de Mértola e nas traseiras do Tribunal colocaram a descoberto vestígios arqueológicos, que ainda carecem de identificação.





Pulido Valente não sabe ainda, se "os trabalhos arqueológicos vão condicionar a concretização das obras nas Portas de Mértola até ao final do ano". No caso das traseiras do Tribunal, as obras são da responsabilidade da EMAS e "os prazos não são tão apertados" afirmou também o presidente da Câmara de Beja.

No decorrer desta semana, as obras que estão a ser feitas nas Portas de Mértola, em Beja, colocaram a descoberto uma grande estrutura constituída por arcos em tijolo e grandes muros de pedra que podem corresponder a uma estrutura romana.

Em declarações à Voz da Planície, Jorge Pulido Valente avançou que “a fiscalização está a aguardar o relatório da arqueologia, para depois avaliar a situação e comunicar sugestões ao dono da obra”. Acrescentou que espera ter esse documento “nas mãos até ao final desta semana” e que o mesmo é que “vai dizer se o calendário previsto, ou seja o final deste ano, vai ter de ser alargado”. Acredita contudo, que “será possível fazer os trabalhos arqueológicos em tempo útil e sem comprometer a data apontada para a concretização das obras nas Portas de Mértola”.

Também esta semana, mas nas traseiras do Tribunal, outras obras, as de renovação da rede de abastecimento de águas de Beja, que a EMAS está a fazer, colocaram a descoberto, igualmente, outros vestígios arqueológicos. Neste caso, duas estruturas em tijolo, que poderão ser caixas de descarga de esgotos, cuja época ainda não está determinada.

Sobre estas obras, o presidente da Câmara de Beja frisou que “os prazos não são tão apertados”.

A Voz da Planície sabe contudo, que os trabalhos arqueológicos estão a decorrer e que vão ser precisos alguns dias para se procederem a escavações e outros procedimentos fundamentais para a identificação e datação dos vestígios arqueológicos descobertos.

Ana Elias de Freitas

Fonte: Voz da Planicie
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook