Necrópole de Panque visitável em breve

O antigo cemitério de Mondim, em Panque, Barcelos, está a ser alvo de uma escavação arqueológica pelos serviços da Câmara Municipal de Barcelos - onde há 20 anos foram descobertas sepulturas e um conjunto de sarcófagos da Idade Média, mas que entretanto a vegetação voltou a tapar.

A intervenção pretende preservar e conservar aquele importante espólio e torná-lo visitável.

O projecto resulta do protocolo aprovado em Junho passado entre o município de Barcelos, a Junta de Freguesia e a Paróquia de Panque - proprietária da capela de S. Martinho, antiga igreja paroquial da extinta freguesia de Mondim.

A necrópole intervencionada é constituída por um conjunto de sepulturas e vestígios de sepulturas datadas desde o século XI até ao século XIV, as quais foram alvo de intervenções arqueológicas entre 1988 e 1991, no seguimento de obras de restauro realizadas na antiga igreja de São Martinho.

Um dos conjuntos cemiteriais mais antigos do país

Refira-se que as sepulturas e sarcófagos são representativos da comunidade da antiga paróquia de Mondim, constituindo-se como um dos conjuntos cemiteriais mais antigos do nosso país.

A autarquia refere que neste momento aquele espólio “encontrava-se bastante degradado, infestado por densa vegetação e sem a dignidade merecida”, necessitando por isso “de trabalhos de limpeza e consolidação do terreno, restauro das sepulturas e a adaptação do sítio arqueológico à visita”.

No fim da intervenção será implantada no local informação de apoio aos futuros visitantes.

Fonte: Correio do Minho
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook