Escavações em Loulé revelam complexo balnear islâmico único em Portugal

Escavações recentes no centro histórico de Loulé revelaram as divisões que concluem a planta do complexo público de banhos islâmicos, único a nível nacional e dos mais completos da Península Ibérica.

Além das salas de banhos quentes, tépidos e frios, que já eram conhecidas, ficaram agora a descoberto novas zonas - os tanques frios, as latrinas e os vestíbulos (pátios) -, prolongando para este o complexo de banhos públicos da cidade fundada no final do período da ocupação islâmica, explicou Alexandra Pires, arqueóloga do município.

A descoberta foi feita durante a abertura de valas para a instalação de uma caixa de recolha de águas pluviais, no âmbito das obras em curso no centro histórico de Loulé, contou a arqueóloga, observando que estes complexos balneares se situavam normalmente à entrada das cidades, para que os viajantes ali pudessem tratar da sua higiene.

A arqueóloga acredita que, sendo estes os únicos banhos islâmicos conhecidos em Portugal, esta descoberta pode ajudar a projetar a cidade no segmento do turismo patrimonial e cultural e suscitar o interesse da comunidade científica.

Inês Simão, da empresa responsável pelo acompanhamento das obras em curso no centro histórico da cidade, disse que os trabalhos de escavação estão a terminar e que, depois de feito o registo da descoberta, o local vai ser tapado e protegido para que não sofra nenhuma destruição, "enquanto não se pensar numa futura musealização ou o que for possível".

Desde 2006 que aquela autarquia tem vindo a apostar nos trabalhos arqueológicos naquela zona da cidade, tendo para o efeito adquirido uma casa, conhecida como "Casa das Bicas", cujo interior foi escavado e alberga grande parte do antigo edifício de banhos islâmicos, nomeadamente a sala de banhos quentes e a sala de banhos tépidos.

Fonte: Jornal de Notícias
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook