Estudo revela dieta dos primeiros hominídeos

Um estudo publicado na Revista PloS ONE da autoria de investigadores da Universidade de Oxford concluiu que os nossos ancestrais que viveram em África Oriental há mais de 2.5 milhões de anos comiam principalmente uma espécie de noz, pequenos tubérculos e tinham como suplemento alguns frutos e gafanhotos, entre uma variedade de outros invertebrados.

O coordenador do estudo, Gabriele Macho, examinou a dieta do Paranthropus boisei , apelidado de " Nutcracker Man" por causa de seus grandes dentes molares e pelas suas mandíbulas poderosas.

Os investigadores têm debatido a razão da existência dessas mandíbulas fortes, indicador de uma dieta feita à base de alimentos duros, como nozes. Os danos causados ao esmalte dos dentes também indicou que haviam entrado em contacto com uma substância abrasiva.

Investigações anteriores sugeriram que dieta destes hominídeos foi em grande parte composta de plantas como gramíneas e ciperáceas. No entanto, o debate tinha-se se intensificado nos últimos anos e este trabalho do Dr. Gabriele Macho acabou por modificar as conclusões de um estudo anterior da responsabilidade de Stuart Altmann (1998).

Estudo disponível em PloS ONE
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook