Existe um segundo complexo de grutas pintadas em Lascaux?

Autoridades da cidade francesa de Montignac, no sudoeste de França, estão a investigar a possibilidade de existirem , apenas a uma distância de 4 km das famosas grutas de Lascaux, outro conjunto de pinturas numa outra gruta subterrânea que permaneceu propositadamente ocultada durante meio século.

Um grupo de adolescentes em 1940 acabaram por descobrir uma das mais fascinantes e valiosas representações artísticas da humanidade, um impressionante conjunto de pinturas rupestres com mais de 17.000 anos de idade que se tornaram mundialmente conhecidas como a "Capela Sistina da Pré-história".

Supõe-se que este tipo de descobertas só acontece uma vez na mesma região, mas as autoridades da cidade de Montignac, Dordogne estão a investigar a possibilidade da existência de uma segunda gruta do tipo da de Lascaux.

Os rumores de uma segunda caverna repleta de arte pré-histórica têm circulado desde algum tempo, mas parece que as autoridades locais estão agora prontos para levar os rumores a sério depois de uma família local ter compartilhado um segredo que manteve guardado por cerca de cinquenta anos.

De acordo com relatos da comunicação social francesa, durante a semana passada as investigações preliminares do autarca da cidade, bem como de outras autoridades da região de Dordogne, têm-se revelado suficientemete promissoras para justificar uma investigação mais detalhada numa área de 4 km em redor das grutas de Lascaux.

"Não há certeza, e ainda estamos muito longe de ter as provas necessárias para confirmar a existência de uma outra gruta com pinturas", referiu o autarca de Montignac, Laurent Mathieu, ao jornal francês Le Figaro.

Mas apesar destas reticências e de muitas dúvidas, o departamento de cultura da administração regional de Dordogne está a mapear pormenorizadamente uma área de 10 hectares para lançamento de um programa de investigações científicas e prospecções sistemáticas.

Esta região também será colocada sob vigilância, para evitar que os arqueólogos amadores intentem conduzir as suas próprias investigações sem supervisão nem autorização da tutela.

A possibilidade de uma segunda importante descoberta perto da cidade surgiu em agosto, quando uma mulher na casa dos 70 anos se aproximou de Laurent Mathieu , presidente do município local, com uma afirmação extraordinária.

Ela referiu que o seu marido, falecido em Agosto, tinha descoberto uma gruta pré-histórica com pinturas por volta  1962, mas que também tinha tapada a entrada com medo de ter alguns problemas.

O segredo ficou assim nesta família por 51 anos, até que finalmente a esposa desse senhor o foi partilhar com o autarca local. Agora falta comprovar a veracidade da afirmação desta viúva que, a ser verdadeira e a ser comprovada, constituirá, com toda a certeza, uma extraordinária descoberta e um extraordinário enriquecimento do património cultural francês e mundial.
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook