Exposição “Nautilus – Navegar a Grécia” revela diálogo da civilização grega com o mar

“Nautilus – Navegar a Grécia” é uma exposição sobre a estreita relação dos gregos com o mar Mediterrâneo. Mais de uma centena de obras está patente no centro cultural Bozar, em Bruxelas, e assinala a presidência grega da União Europeia.

O país vive uma fase difícil desde que ficou sob assistência da troika, em 2010, mas o ministro da Cultura, Panos Panagiotopoulos, afirma que “a crise económica, e tudo aquilo por que estamos a passar, fazem com que nos sintamos ainda mais gregos, mais europeus e, no final das contas, mais cidadãos do mundo”.

“Essa é a mensagem que queremos passar no início do semestre da presidência grega, muito importante para nós”, acrescentou o governante.

Antiguidades misturadas com trabalhos recentes na área da fotografia e do vídeo fazem o diálogo entre passado e presente. Algumas das obras antigas mais preciosas saíram pela primeira vez da Grécia.

A curadora da exposição, Lina Mendoni, explica que “a ideia central é conseguir, através deste diálogo criativo entre arte antiga e arte contemporânea, uma imagem otimista e forte da Grécia, como ela merece”.

Fonte: EuroNews
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook