Faro: Seminário reúne especialistas para debater «Património e Território»

O

seminário «Património e Território», organizado pela Universidade do Algarve, vai realizar-se no dia 14 de fevereiro, às 9:30 horas, no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, em Faro.


Foto: Wikipédia
A iniciativa surge no âmbito de um estudo que a UAlg está a realizar para a Secretaria de Estado da Cultura sobre Património e Território, no âmbito da preparação do Quadro Estratégico Europeu (2014-2020).

Este estudo procura avaliar as carências de intervenção no património classificado sob gestão pública, assim como a importância que o património tem no desenvolvimento do território, na estruturação da oferta turística e na criação de emprego.

“Qual o papel do património no desenvolvimento regional e nacional, particularmente na sua relação com o território, com a vida económica e com a cidadania?”, será a grande questão no debate de 14 de fevereiro. Com este seminário, pretende-se, ainda, discutir e avaliar as práticas de investigação, monotorização e preservação do património classificado, bem como os problemas colocados pela sua gestão.

A qualidade das intervenções e da discussão é garantida por um painel de ilustres especialistas, entre os quais António Lamas, presidente do Parque da Lua (Sintra), Alexandre Alves Costa, professor catedrático jubilado da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Ana Paula Amendoeira, da Comissão Nacional Portuguesa do Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS), Dália Paulo, antiga diretora regional de cultura do Algarve, e João Guerreiro, antigo reitor da UAlg.

A sessão de encerramento será presidida por Jorge Barreto Xavier, secretário de Estado da Cultura.

O seminário tem entrada gratuita, mas as inscrições devem ser formalizadas aqui

Fonte: Diário online
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook