Foi a morte de Alexandre, o Grande, devido a envenenamento com Heléboro Branco?

Leo Schep e um colega toxicologista, Pat Wheatley, apareceram recentemente com uma nova hipótese de trabalho onde sugerem que Alexandre, o Grande, possivelmente morreu de um envenenamento causado pela planta “ Veratrum álbum”, mais comumente conhecido como Heléboro Branco, uma planta bulbosa da família das Alcalóides que apresenta uma altura de aproximadamente 60 a 120 centímetros.

© Mosaico de Alexandre, Casa do Fauno em Pompeia (Wikicommons, Ruthven).




Os dois investigadores sugerem que outros tipos comuns de venenos teriam morto o famoso líder militar muito rapidamente, enquanto o Heléboro Branco, por outro lado, teria atuado muito lentamente, não permitindo alarme imediato e reduzindo assim o número de suspeitos.

A maioria dos relatos da época coincidem na descrição de que o astuto militar ficou doente por vários dias. Manteve-se doente, com muita dores durante 12 dias e em seguida morreu. Leo Schep e Pat Wheatley salientam que os venenos comuns da época, tais como a estricnina ou arsênico , teria liquidados de imediato Alexandre, enquanto o Veratrum álbum atuou muito lentamente e provou o mesmo efeito desejado: a morte do imperador.

O Heléboro Branco, salientam os dois investigadores, era muito conhecido pelas pessoas do tempo de Alexandre, sendo utilizado com fins terapêuticos, nomeadamente para levar as pessoas a vomitar depois de ingerirem algo que provocasse danos no aparelho digestivo. Dado numa dose suficiente grande a planta era mortal, embora levasse algum tempo a atuar no ornanismo. Schep e Wheatley sugerem que poderia ter sido utilizado na fermentação de um tipo de vinho muito amargo e posteriormente misturado com vinho de consumo regular que foi bebido por Alexandre.

A proposta dos toxicologistas Leo Schep e Pat Wheatley não deixa de ser interessante, mas ainda está longe de ser comprovada de forma inequívoca e consensual, contudo foi objeto de uma publicação na “ Informa Healthcare”, uma revista que também aborda a história da toxicologia.

Referência: “Was the death of Alexander the Great due to poisoning? Was it Veratrum album?” January 2014, Vol. 52, No. 1 , Pages 72-77. informahealthcare.com/doi/abs/10.3109/15563650.2013.870341
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook