Foram descobertos na China novos vestígios arqueológicos da presença da Igreja Nestoriana

Um sitio recém-descoberto na China poderá lançar uma nova luz sobre a investigação histórica que se realiza sobre a Igreja nestoriana, que se acredita ser o mais antigo movimento cristão para difundir o Evangelho nesta zona.

Um nicho encontrado num batólito rochoso, encimado com uma cruz insculpida, já foi confirmado por especialistas como sendo um local de depósito das cinzas de ossos de cristãos. Os especialistas também confirmaram que este é o mais antigo local nestoriano de sepultamento descoberto até ao momento na China.

A descoberta, realizada em 2009, foi feita nas “Grutas de Longmen”, província central de Henan, classificadas como Património Mundial pela UNESCO.

Uma datação com recurso a métodos de maior precisão ainda tem de ser realizada, mas coloca-se já a hipótese deste nicho ter sido construído em algum momento durante o período Ming e Tang, cerca de 316-907. Ainda não foi estabelecido se esta descoberta é mais antiga do que a Estela Nestoriana, uma tábua em calcário inscrita que foi encontrada em Xi'an, Shaanxi, remontando a 781 dC e que é actualmente considerada como o mais antigo artefacto nestoriano encontrado na China.

A descoberta foi feita por Jiao Jianhui, investigador do “Longmen Grottoes Research Institute”. As grutas contém milhares de estátuas e esculturas budistas, e Jiao Jianhui disse que "esta é a primeira descoberta de uma relíquia religiosa que não seja do Budismo e do Taoísmo".

O investigador também recordou que descobriu o local por acaso. "Eu pressenti imediatamente que ele era diferente dos outros nichos e grutas", acrescentou.

"Há muitos nichos semelhantes às grutas esculpidas com estátuas de Buda, bem como inscrições para dizer que o morto é enterrado aí. Assim, podemos conjeturar que este nicho nestoriano também foi para sepultamento. ", salientou.

Originária do Médio Oriente, no século V dC, a Igreja cristã nestoriana foi inicialmente reconhecida pelo Imperador Tang Taizong mas posteriormente suprimida e perseguida por todos os seus sucessores.

Fonte: UCANEWS.COM
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook