Gravuras rupestres de Siega Verde foram visitadas por cerca de 1.500 professores

No ano de 2013 o complexo das gravuras rupestres de Siega Verde foi visitado por cerca de 1.500 professores de escolas da província de Salamanca, mas os responsáveis querem aumentar o fluxo de pessoas ao local e transformar o sítio arqueológico num polo de atração turística da região.

No ano passado as entidades da administração local de Salamanca lançaram a primeira chamada, em colaboração com o Governo de Castela e Leão, para promover o turismo em Siega Verde, lugar declarado em 2010 Património da Humanidade como extensão do Parque Arqueológico do Vale do Côa.

Localizado nos municípios de “Villar de la Yegua”, “Villar de Castillejo” e “Martin Argañán Viejo”, o sítio recebeu 36 escolas no ano de 2013, num projeto de educação e pedagogia que tem como principal objetivo ensinar os futuros cidadãos para uma maior responsabilidade e sensibilidade para com o seu património.

Para este ano, o Conselho Provincial de Salamanca vai contribuir com 12.000 euros para ajudar a pagar o transporte das escolas que pretendam visitar o sitio de Siega Verde.

Espera-se que em 2014 uma pequena multidão de crianças invadam, de terça a sexta-feira, a pacatez do local, onde terão a oportunidade de ver e aprender com as quase seiscentas gravuras rupestres que aqui existem. Paralelamente poderão assistir a oficinas de arqueologia que acontecerão diariamente com a duração de cerca de duas horas.

Elevado à categoria de Património Mundial em 1 de Agosto de 2010, como uma extensão do Parque Arqueológico Vale do Côa, Siega Verde está localizada nas margens do rio Águeda, a cerca de 15 kms para jusante da cidade de Cidade Rodrigo, na circunscrição administrativa de Salamanca.

O sítio arqueológico foi descoberto em 1988 por Manuel Santonja, na sequência de prospeções arqueológicas aqui realizadas. O conjunto de arte rupestre que compõe este sítio foi estudado, protegido e difundido, sendo um dos locais mais representativos, juntamente o complexo de gravuras da área vizinha de Foz Coa, da arte ao ar livre do Paleolítico em toda a Europa.

Saiba mais sobre Siega Verde Aqui
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook