Museu municipal de Loulé encerra temporariamente para manutenção “urgente”

O museu municipal de Arqueologia de Loulé vai estar encerrado temporariamente, entre 22 de janeiro e 5 de março, para uma manutenção considerada “urgente” da estrutura arqueológica situada no seu interior, anunciou hoje a autarquia louletana.

No entanto, estarão abertos, nos seus horários normais de funcionamento, a Cozinha Tradicional e o Centro de Documentação do Museu, assim como o acesso ao caminho de ronda do Castelo e às suas torres.

Os restantes serviços técnicos continuarão a funcionar, nomeadamente o serviço educativo.

De acordo com os responsáveis pelo equipamento cultural, este trabalho de manutenção da estrutura arqueológica é “urgente”, pelo facto de a estrutura ter sido musealizada em 1995 e, ao longo do tempo, ter desenvolvido “uma colonização biológica que coloca em perigo a sua conservação”, pelo que serão realizados trabalhos de limpeza para remover a camada biológica.

A estrutura musealizada faz parte do antigo bairro medieval, anterior à construção da Alcaidaria e trata-se de restos de uma habitação desse bairro.

O museu municipal de Loulé é a sede de uma estrutura polinucleada de espaços museológicos que se proliferam um pouco por todo o concelho.

Instalado no piso térreo da antiga alcaidaria do Castelo de Loulé, reúne os achados arqueológicos mais significativos, compostos essencialmente por conjuntos de peças de várias proveniências, recolhidos em áreas urbanas ou costeiras, em resultado de projetos de investigação, de prospeções e de achados ocasionais.

Presentemente, o museu exibe nas três salas uma exposição de longa duração dedicada à coleção de arqueologia, com conjuntos de peças provenientes de campanhas que decorreram em diversos locais do concelho.

Estas seguem uma lógica sequencial, cujas épocas são representadas por achados arqueológicos que atestam da presença humana no concelho desde a pré e proto-história, seguindo-se os períodos da romanização e da islamização, na alta idade média.

Na última sala do museu, ainda algumas peças da idade média e da idade moderna atestam da "importância cultural, religiosa e económica" do Convento de Nossa Senhora da Graça no espaço da antiga vila de Loulé.

Fonte: Diário Online (Algarve)
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook