National Geographic elege as principais descobertas arqueológicas registadas no ano de 2013

A National Geographic já elegeu as principais descobertas arqueológicas ocorridas durante o ano de 2013. Egito, Grécia, Itália, Espanha, Inglaterra, Turquia, Guatemala e Peru foram os países que apresentaram alguns dos achados arqueológicos mais fascinantes do ano.

A cidade de Londres foi onde ocorreram as mais sensacionais descobertas arqueológicas do ano. A cidade ainda esconde muitos tesouros arqueológicos. As descobertas surgiram como resultado de o projeto ferroviário de “Crossrail”, que envolve a construção de uma linha de metro de alta velocidade no centro de Londres. Em março, os arqueólogos de Crossrail anunciaram a descoberta de 13 esqueletos que poderiam fazer parte de um antigo cemitério do séc XIV articulado com a Peste Negra.

Em Abril descobrem-se milhares de peças e estruturas pertencentes à cidade romana de Londinium e encontram-se 150 peças de sílex de um assentamento Mesolítico nas margens do Tamisa, demonstrando que Londres era habitada há 9.000 anos. Em Outubro exuma-se uma escultura de uma águia com grande valor patrimonial.

No Egito uma equipa arqueológica franco-egípcia, liderada por Pierre Tallet, identificaou o porto artificial mais antigo do mundo, datado do ano 2650 aC. Egiptólogos encontraram também os papiros mais antigos de que há conhecimento no Egito, remontando ao final do reinado de Quéops, aproximadamente entre 2600 e 2550 aC.

Outras grandes descobertas foram ainda selecionadas pela National Geographic como o friso Maia com relevos encontrado na Guatemala, as centenas de "graffiti" escritos em grego antigo na Turquia, o túmulo de tecelões e músicos da nobreza Chimu no Peru, a cidad ibero-romana de Cástulo, próximo da cidade de Jaén, no sul de Espanha e ainda, na Andaluzia, a descoberta de túmulos com amuletos egipcios em Cádiz, assim como os excelentes mosaicos romanos de Alcalá del Río , entre muitas outras descobertas com grande significado patrimonial e científico.

A revista também menciona a descoberta de uma sepultura etrusca totalmente intacta na Itália, os testemunhos da vinificação mais antiga da Europa registados na Grécia, os esqueletos com 6.400 anos de idade  encontrados em Begues, próximo a Barcelona e o antigo porto de Roma, um dos mais importantes portos do mediterrâneo durante a antiguidade clássica.

Fonte: National Geographic (Edição Espanha)
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook