Polémica na arqueologia em Israel: Arqueólogos continuam à procura do túmulo de Herodes

A reconstrução do mausoléu pertencente a Heródes, rei da Judeia, constituiu a peça central de uma grande exposição realizada em 2013 no Museu de Israel. Esta reconstrução foi baseado numa descoberta do arqueólogo Ehoud Netzer, já falecido, feita em maio 2007 nas colinas de Herodium.

Ehud Netzer posa junto do sarcófago que defendeupertencer ao rei Herodes/Foto Reuters
Este investigador encontrou, fruto de uma busca de 40 anos, o que pensou ser o túmulo onde foi sepultado o rei mencionado no Novo Testamento. Agora, depois da exposição ter sido concretizada, alguns investigadores questionam se o sepulcro dado a conhecer ao público pertence realmente a Herodes, uma das grandes figuras da história judaico-romana.

Um dos maiores céticos é o arqueólogo israelita, Joseph Patrich que, tal como Ehoud Netzer, é professor de arqueologia na Universidade Hebraica de Jerusalém.

Joseph Patrich diz ter "profundo respeito" pelo seu professor Ehoud Netzer. "Eu lembro sempre aos meus alunos o quanto devemos Netzer para o nosso conhecimento da arquitetura de Herodes. Ele era um grande arqueólogo e deu uma contribuição considerável à arqueologia de Israel. Mas sobre este assunto eu acredito que ele estava errado".

Juntamente com o seu colega Benjamin Arubas, Joseph Patrich expressou as suas preocupações numa conferência realizada em Jerusalém. Desde então, ele afirma ter sentido "um sentimento de alívio" na comunidade arqueológica, porque, diz, ele não era o único a ter dúvidas, mas poucas pessoas se atreveram a expressá-las.

O ponto central da sua argumento de discordância assenta nas dimensões do mausoléu de Netzer que não corresponde ao que nós sabemos sobre o rei megalomaníaco. Tanto o mausoléu como o sarcófago são muito modestos em relação aos das outras figuras históricas de destaque.

Patrich defende o seu argumento dizendo que é inconcebível pensar que depois de Herodes ter construído fortalezas e palácios monumentais, "se tenha contentado com um túmulo tão modesto para si". O investigador sublinhou outras inconsistências, tais como a ausência de um pátio ou uma entrada suficientemente grande para receber os milhares de pessoas que, de acordo com Flavius Josephus, seguiram o cortejo fúnebre de Herodes. Além disso, afirma, a localização do mausoléu está errada.

Jean-Sylvain Caillou, arqueólogo bíblico francês que trabalha em Jerusalém, partilha as dúvidas de Joseph Patrich. Ele pensa que a descoberta de Netzer " poderá ser um túmulo da família real, talvez pertencente a um dos membros da família de Herodes, mas não o do próprio rei. Seria absurdo para ele escolher um pequeno túmulo, seria um ato que contrariaria a sua personalidade e contra todo o simbolismo de poder que girou à volta dele."

Depois de desencadeada a polémica parece que o mistério do túmulo de Herodes permanece. As escavações continuam em Herodium, e talvez no futuro possa haver novas descobertas e sobretudo dados científicos mais fundamentados. Enquanto isso não acontece Joseph Patrich diz ter o prazer de observar que a maioria dos especialistas agora se referem ao "tumulo de Herodes" entre aspas.

Fonte: The Guardian
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook