Tesouro arqueológico é sepultado em Itália pelas obras de um Centro Comercial

A descoberta foi considerada milagrosa, algo que só poderia ter acontecido próximo a Pompeia, o mais famoso sítio arqueológico do mundo. O telhado de uma oficina romana apareceu intacto depois de ter sido enterrado há quase dois mil anos. Nessa mesma área foram encontrados verdadeiros tesouros de informação arqueológica, mas tudo ficou novamente sepultado, mas desta vez pelo peso de um Centro Comercial.

Foto: L'Expresso
Para os arqueólogos são "descobertas notáveis e únicas." Trata-se, efetivamente, da descobertas das ruínas de uma área industrial ou comercial que existia nas proximidades da antiga Pompeia que foi submersa pela lava do Vesúvio em 79 dC.

A descoberta ocorreu durante a execução de um "shopping center" na cidade de Torre Annunizata, a um quilómetro das ruínas de Pompéia . Mas o que poderia ter sido considerado uma escavação arqueológica de excepcional interesse  foi transformado numa história lamentável, como denuncia o semanário italiano L'Espresso. Estas antigas ruínas foram enterrados para sempre, tendo ficando por debaixo de um shopping que ocupa 8.000 metros quadrados e está prestes a ser inaugurado.

"Estas são descobertas excepcionais, claramente relacionados com o bairro suburbano de Pompéia. A área deveria ter sido protegida de imediato, e não se entende porque não o foi. É escandaloso, porque  os tratores do shopping continuaram o seu trabalho, enquanto as autoridades responsáveis estavam em silêncio ", diz o arqueólogo Tuccinardi Margarita.

Enquanto isso, o arqueólogo Salvatore Ciro Nappo, autor de um dos guias mais vendidos para Pompeia, explica que "sempre se soube que esta área teve uma importância arqueológica muito grande e agora sonegar toda esta informação aos investigadores e ao público em geral é um dano muito grave ".

Por detrás da operação de construção de um conjunto de moradias e do shopping aparece sombra da Camorra, escreve o L'Espresso.

Para os arqueólogos é uma enorme amargura, porque, como explicou Margherita Tuccinardi que documentou tudo numa visita às obras, perdeu-se uma grande "oportunidade histórica. Expondo estas ruínas teria ajudados à compreensão do mundo industrial da antiga Roma mostrar o desconhecido mundo industrial da antiga Roma e teríamos tido um conhecimento mais completo de Pompéia. "

Fonte: L'Espresso
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook