Zaire: Ministra advoga criação de escola de arqueologia em Mbanza Congo

A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, advogou nesta sexta-feira a criação, nos próximos anos, de uma Escola de Arqueologia em Mbanza Congo, província do Zaire.

“Quando terminarmos o dossier Mbanza Congo, cidade a desenterrar para preservar” não vão terminar as escavações. A ainda muito trabalho a fazer em outras localidades da província”, sublinhou.

De acordo com a ministra, enquanto se aguarda pela materialização deste desiderato, o pelouro vai aproveitar a presença dos arqueólogos para a formação de alguns jovens em arqueologia para garantir os trabalhos subsequentes deste projecto.

“Os jovens a serem seleccionados, posteriormente, terão que frequentar um curso superior em arqueologia, enquanto não tivermos ainda esta especialidade nas nossas universidades”, fundamentou.

Para a ministra, o número actual (cerca de cinco) de arqueólogos que o país dispõe é insuficiente para satisfazer a demanda.

A ministra está em Mbanza Congo para se inteirar dos trabalhos de escavações arqueológicas em curso na cidade de Mbanza Congo.

Fonte: Angop
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook