“Ammaia uma cidade romana na Lusitânia”: um vídeo perfeito para a transmissão de conhecimentos

Foi colocado recentemente no youtube um video que reconstrói virtualmente a Cidade de Ammaia, situada no concelho de Marvão, em Sº Salvador da Aramenha, em pleno Parque Natural da Serra de Sº Mamede.

Foto extraída do video " Ammaia uma cidade romana na Lusitânia"

Com uma área aproximada de 25ha, o sítio está classificado como Monumento Nacional desde 1949, mas as suas ruínas estiveram abandonadas até finais de 1994, altura em que foi criada a Fundação Cidade de Ammaia para estudar e preservar o que resta desta cidade romana.

A Fundação Cidade de Ammaia tem por missão desenvolver acções de ordem cultural, educativa e filantrópica, bem como promover investigação científica. Foi neste contexto que se constituiu em Abril de 2009 o projeto Rádio-Past que vai durar 48 meses e tem como objetivo desenvolver os chamados "laboratórios abertos para a pesquisa e experimentação".

O Projeto Rádio-Past envolve parcerias institucionais coordenadas pela Universidade de Évora com vista ao desenvolvimento de projetos que estudem e analisem sítios arqueológicos sem ações intrusivas.

A reconstrução virtual da Cidade de Ammaia é disso um excelente exemplo. Com base nos resultados obtidos com o projecto Radio-Past, levado a cabo nas ruínas da cidade nos últimos anos, foi concebido um vídeo poderosíssimo quer a nivel pedagógico, quer a nível do processo, sempre difícil em arqueologia, da transmissão dos dados e conhecimentos científicos resultantes dos projetos de investigação.

“Esta reconstrução virtual mostra-nos como era a cidade, no seu auge, onde calculamos que habitavam aqui cerca de 5.000 pessoas. Este projecto inovador de análise e pesquisa arqueológica das ruínas, de forma não-destrutiva, trouxe novos dados relativos ao modelo urbanístico aqui implantado e de como poderia ter sido uma cidade com as características da Ammaia.Esta cidade ocupava cerca de 25 ha e era um ponto nevrálgico nas rotas comerciais entre os principais pólos de comércio do império romano na então denominada Lusitânia”, pode ler-se no texto de apresentação do vídeo, consultável no site da Fundação Ammaia.

Ver o Vídeo “Ammaia uma cidade romana na Lusitânia” »»
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook