Arqueólogos recuperam vinho produzido durante a época romana na cidade de Baetulo (Badalona)

Uma equipa de investigação da Universidade de Barcelona e do Museu de Badalona recuperou do fundo do mar algumas ânforas que continham ainda o vinho produzido na antiga cidade romana de Baetulo, atual Badalona, província de Barcelona.

Foto: La Vanguardia
O vinho foi recuperado de três navios datados do primeiro século que naufragaram ao longo da costa do mediterrâneo devido ao mau tempo.

Após esta descoberta, os investigadores confirmaram o importante papel desempenhado pela cidade Baetulo na produção e comercialização de vinho no tempo de Augusto.

A partir de análises químicas, morfológicas e tipológicas, o estudo levado a cabo pela Universidade de Barcelona e pelo Museu de Badalona, concluiu que as ânforas foram produzidas em centros oleiros existentes na área suburbana da velha Badalona.

Dos três navios estudados dois naufragaram devido ao mau tempo na costa junto de “Palafrugell” e “Port de la Selva”, e um terceiro foi localizado ao sul da costa francesa, em “Port Vendres”, após um naufrágio também causado por uma forte tempestade.

Os resultados deste trabalho de investigação mostraram ainda que a carga dos navios se constituía fundamentalmente por ânforas com vinho produzido no território de Baetulo, uma região com fortes potencialidades naturais para o cultivo da vinha.

O seu destino seria a cidade romana de Narbo, atual “Narbonne”, que foi um importante centro de distribuição de mercadorias durante o Império Romano.

Fonte: La Vanguardia
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook