Câmara retoma conversações para a gestão e valorização do sítio arqueológico de Miróbriga

Uma delegação da Câmara Municipal de Santiago do Cacém deslocou-se a Évora, no dia 4 de fevereiro, para uma reunião na Direção Regional de Cultura do Alentejo. 

O principal assunto do encontro, onde marcaram presença o Presidente Álvaro Beijinha e o Vereador da Cultura Norberto Barradas, prendeu-se com a já antiga intenção manifestada pela Câmara Municipal para a celebração de um protocolo para a gestão e valorização do Sítio Arqueológico de Miróbriga.

“Já tinha havido contactos em 2009. Da parte da Câmara Municipal houve sempre vontade de levar para a frente este protocolo”, assegura Norberto Barradas, que sublinha a abertura da nova Diretora Regional de Cultura, Ana Paula Amendoeira, para retomar o assunto. A Câmara Municipal quer “estabelecer uma parceria, dinamizar o espaço em termos culturais e promover também a sua defesa, assegurando a sua valorização ao nível do património arquitetónico e arqueológico”. O Vereador da Cultura da CMSC acrescenta a vontade para “colaborar em ações de sensibilização pública no domínio do património arqueológico”.

A recetividade da Diretora Regional de Cultura para que o Sítio Arqueológico de Miróbriga possa receber espetáculos, como música ou teatro, foi também recebida com agrado pela delegação da CMSC. Norberto Barradas deixa escapar algumas das ideias da Autarquia para o futuro, como “um projeto multimédia do Romano Virtual, a Rota do Romano no Litoral Alentejano, eventos culturais cruzando o património cultural com a criação artística”, entre outros.

A Câmara Municipal pretende, com a efetivação do protocolo com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, aproximar os munícipes do Sítio Arqueológico de Miróbriga e levar para o espaço várias atividades que envolvam as escolas e a comunidade em geral, imprimindo uma dinâmica e valorização condizentes com a importância do local.

Fonte: Local.pt
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook