Funcionários da Fundação Côa Parque já receberam o salário de Janeiro

Os 40 funcionários da Fundação Côa Parque já receberam o salário relativo ao mês de janeiro, depois de um impasse que durou cerca de uma semana, anunciou hoje fonte sindical.

"Recebemos a informação de que os salários foram pagos no último dia do mês. A nossa interpretação é que houve uma reação à denúncia feita pelos trabalhadores. Ao que sabemos isto foi apenas uma solução de emergência, já que contínua em discussão a atribuição de fundos à fundação", explicou à Lusa Luís Luís, do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Centro.

Há já "largos meses" que os salários dos trabalhadores da Fundação Côa Parque "têm sofrido atrasos no seu pagamento, como o subsídio de férias foi pago com uma semana de atraso", exemplificou o sindicalista.

Por seu lado, o presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa, Gustavo Duarte, espera que a situação referente a atribuição de fundos à Côa Parque fique resolvida ainda este mês, para "que não haja mais percalços".

"Na atribuição de fundos, cabe ao poder central a comparticipação em 95 % e da parte do poder local as responsabilidade é 5% dos fundos necessários para a gestão da fundação", acrescentou o autarca.

Os trabalhadores temem que a situação ocorrida no mês de janeiro se volte a repetir aquando da data do pagamento dos salários do mês de fevereiro, se até lá, a situação do pagamento dos fundos necessários à manutenção da Côa Parque não ficar resolvida.

Os membros fundadores da Côa Parque são a Direção-Geral do Património Cultural, ministérios da Economia e do Ambiente, Câmara e Associação de Municípios do Vale do Côa

A Fundação Côa Parque tem a seu cargo a gestão do Museu e o Parque Arqueológico do Vale do Côa.

A Associação de Arqueólogos Portugueses havia referido que classificação atribuída pela UNESCO como Património da Humanidades ao Vale do Côa vincula o Estado português a garantir a preservação, a divulgação e a visita do complexo nas melhores condições.
 FYP // MSP Lusa/fim

Fonte: Agência Lusa
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook