Necrópole do século XVIII encontrada no local do Centro de Saúde de Alhandra

Arqueólogos encontraram 28 esqueletos com mais de 260 anos em Alhandra, no local onde foi construído o novo centro de saúde da vila.


O achado resulta de escavações arqueológicas realizadas antes das obras no local onde existiu a Igreja de São Francisco. Os trabalhos decorreram entre Janeiro e Março de 2012 e foram realizados por uma empresa privada e por seis técnicos do Museu Municipal de Vila Franca de Xira. Foi o próprio museu que deu o alerta para a existência de património arqueológico importante naquela zona, o que atrasou a construção da unidade de saúde.

Os resultados foram revelados no dia 13 num ciclo de conferências sobre arqueologia no museu municipal. Estima-se que os corpos tenham sido enterrados durante o tempo em que existiu a igreja no local, que terá sido edificada em 1724 e que ruiu com o terramoto de 1755. Segundo o arqueólogo Henrique Mendes o facto de haver poucos cadáveres enterrados é justificado pela curta duração da igreja e pelo facto de não haver grande densidade populacional na zona. Com as ossadas não estavam objectos religiosos nem vestígios de caixões, segundo explicou o antropólogo David Gonçalves, que fez o estudo dos cadáveres.

A análise às ossadas ainda não está terminada mas já é possível dizer que correspondem a adultos de ambos os sexos. À excepção de um, os cadáveres foram enterrados de costas e estavam cobertos de cal. “Na época pensava-se que a cal acelerava a decomposição dos corpos e que ajudava a evitar a propagação de doenças “, afirmou David Gonçalves. Estima-se que os corpos pertencessem a elementos da Terceira Ordem Franciscana. “A ordem estava aberta a indivíduos de todas as posições sociais”, esclareceu o antropólogo.

Os ossos estiveram no Laboratório de Conservação e Restauro da Quinta da Piedade e estão agora à guarda do museu municipal. Recorde-se que a edificação do novo Centro de Saúde de Alhandra só foi possível porque o Patriarcado de Lisboa aceitou fazer uma permuta de terrenos com a Câmara de Vila Franca. As negociações arrastaram-se durante anos. O Patriarcado cedeu o quintal de São Francisco e em troca a autarquia cedeu à paróquia o terreno situado ao lado das casas mortuárias com vista à construção de um salão paroquial.

Fonte: O Mirante
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook