Pescador palestino foi à pesca e encontrou-se com o deus grego Apolo

Nada fazia prever a pescaria daquele dia, e muito menos que nas redes pudesse vir uma estátua de bronze com cerca de 500 quilos de peso, ainda por cima de um deus.

Aconteceu com o pescador palestino Joudat Ghrab que pescou que, literalmente, pescou uma rara estátua do deus grego Apolo nas águas da Faixa de Gaza. Os arqueólogos dizem que a pescaria é de um valor incalculável.

Aconteceu em agosto passado, a uma centena de metros da costa entre a fronteira norte do Egito e a Faixa de Gaza. O pescador Joudat Ghrab, levou o resultado do seu dia de trabalho para casa num carro puxado por um burro, ignorando a importância da descoberta que tinha feito.

Mas alguém o alertou para o valor da estátua e convenceu-o a vendê-la. "Eu senti que foi um presente de Deus", explicou o pescador. " A minha situação financeira é muito difícil e agora espero ser recompensado."

Os arqueólogos ainda não conseguiram fazer a análise da estátua, mas pensa-se que a mesma poderá ser do século V aC.

Segundo alguns especialista o seu valor é incalculável . "É uma peça única. Poderíamos dizer que não tem preço ", afirma Jean-Michel de Tarragon, historiador da Escola de Jerusalém da de Arqueologia Bíblia francesa. "É muito, mas mesmo muito raro encontrar uma estátua que não seja feito de mármore ou de pedra", explicou o especialista à agência Reuters.

Ver Notícia mais completa na Edição Online da RTP:
"Encontrada na Faixa de Gaza estátua grega com cerca de 25 séculos"

Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook