Projeto de arqueologia experimental é mais um motivo de atratividade em Stonehenge

A agência inglesa para o património cultural, a “English Heritage” está a desenvolver junto ao complexo de Stonehenge mais um motivo de atratividade baseado em  oficinas de arqueologia experimental.

Um novo espaço de visitação abriu ao público em Stonehenge no final de dezembro de 2013. O projeto baseia-se na construção e recriação de casas neolíticas. O novo espaço de atratividade em Stonehenge foi denominado por Centro de Tecnologia Antiga, onde todos os interessados poderão experimentar, utilizando as técnicas pré-históricas e respetivos materiais, o processo de edificação de casas durante o período neolítico.

A iniciativa estará em curso já durante este mês de Fevereiro e prolongar-se-á, pelo menos, durante toda a primavera.

Os modelos das casas são  baseados em dados arqueológicos resultantes de intervenções efetuadas nos anos de 2006 e 2007 em Durrington Walls, um local arqueológico situado a pouco mais de um quilómetro para o nordeste de Stonehenge.

Estas estruturas habitacionais possuem cronologias contemporâneas do período de edificação de Stonehenge, rondando os 2500 aC.

O projeto recupera todos os dados científicos recolhidos com a investigação arqueológica para criar um novo motivo de atratividade e um processo de envolvimento das comunidades locais com o sítio arqueológico.

Todas as informações estão disponíveis a partir deste blogue.


Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook