Rio Maior: Monumento arqueológico “Potes Mouros” reabre ao público em Alcobertas

 A Junta de Freguesia de Alcobertas reabriu ao público, no dia 21 de fevereiro, o edifício e espaço envolvente aos “Potes Mouros”, um dos monumentos arqueológicos daquela freguesia.

“Potes Mouros” foi o nome atribuído a alguns silos que foram descobertos na década de 50 e que serviram como local de armazenamento de cereais, no Século XV. Com a abertura deste espaço é objetivo da Junta de Freguesia aumentar o número de visitantes na localidade.

Estiveram presentes na cerimónia de abertura do edifício e espaço envolvente aos “Potes Mouros” a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, o presidente da Junta de Freguesia de Alcobertas, João de Deus, o coordenador do espaço, José Rodrigues, e a responsável da Junta de Freguesia pelo espaço, Isabel Nogueira, além de outras entidades oficiais e população em geral.

Com a reabertura deste espaço, cujas instalações e zona envolvente foram completamente recuperadas, pretende-se aumentar o número de turistas que todos os anos visitam os monumentos e a paisagem serrana de Alcobertas, servindo este edifício de “âncora” para esses visitantes, uma vez que assegura diversos tipos de atividades nas suas instalações, as quais ficam também abertas à utilização pela comunidade e associações locais.

O espaço agora inaugurado está preparado para receber os pequenos eventos que a população queira organizar, como, por exemplo, festas, batizados, encontros de jovens, palestras e ações de formação, passeios pedestres, atividades desportivas. Nas instalações funcionarão ainda cursos de formação profissional, em moldes ainda a protocolar com as instituições competentes.

João de Deus considera importante reabrir este espaço para ajudar a ”criar vida e dinamismo na freguesia”. Segundo o autarca, o espaço será gerido pela própria junta, pelo que quem pretender efetuar alguma atividade ou evento no espaço deve contatar aquela entidade. O espaço estará em funcionamento todos os dias das 10 às 16h.

Por seu turno, o coordenador José Rodrigues defendeu que “este é um projeto fundamental para a freguesia” uma vez que “temos que encontrar soluções para fixar os jovens que ainda temos e os menos jovens”, sendo, por isso, considerado um “projeto estratégico para Alcobertas”.

Segundo este alcobertense, será “feita uma forte aposta nas redes sociais” por forma a divulgar o espaço que terá uma forte componente ao nível da formação profissional, uma forte componente desportiva, e um espaço para eventos de grupo.

Por seu turno, Isaura Morais realçou o facto de este edifício ter sido construído com apoio de fundos comunitários e de estar encerrado há cerca de dois anos, por questões de ordem burocrática, o que “era um exemplo de má utilização de dinheiros públicos”. A edil afirmou ser muito importante que o edifício “possa ser devolvido à comunidade”, sendo agora “mais um espaço que ajudará a atrair turistas para o concelho de Rio Maior”, pois o concelho “não são só as Salinas, tem muito mais para oferecer.”

Potes mouros, também chamados de silos mouros são o maior conjunto de silos conhecidos na Península Ibérica, localizados na freguesia de Alcobertas, Rio Maior. Pouco se sabe sobre a origem dos silos neste local, no entanto existem referências históricas que indicam que ainda eram utilizadas no século XV. A sua utilização era o armazenamento de cereais. Hoje, existem 35 silos, mas originalmente seriam entre 80 a 100. Atualmente, este local constitui o Núcleo Arqueológico de Alcobertas.

Fonte: Tinta Fresca
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook