Uma semana de atividades no Sétimo aniversário do Museu Arqueológico Municipal do Fundão

O Museu Arqueológico Municipal do Fundão comemora, terça-feira, o sétimo aniversário. A data será assinalada com um conjunto de atividades que tem início sexta-feira e se prolongam até dia 28.

Assim, sexta-feira, às 18 horas, é inaugurada a exposição coletiva de pintura e escultura Arqueoarte – Preâmbulo | O Tempo fora do Tempo, que pode ser visitada até dia 21 de março e conta com as obras de Bárbara Bulhão, Coomonte, Gabriel Seixas, José Elvira, Luís Geraldes, Maria José Correia, Paloma Pájaro, Paula Sanchez, Rute Campanha e Valeriano Hernandez.

Segunda-feira, têm lugar as Noites Brancas do Museu, que consiste na abertura até às 22 horas.

Na terça-feira, às 10 horas e às 17h30 realizam-se visitas guiadas ao Museu do Centro, na Moagem, e a partir das 21 horas, chega a Arqueomúsica – Interpretação Musical da Estela do Bronze Final, por Hélder Cunha, no violoncelo. No dia 26, quarta-feira, a partir das 21 horas, é apresentada ArqueoPoesia – Poesia Clássica Romana.

O programa continua dia 27, às 11h30, no Convento do Seixo, com a apresentação de Contralendas. A partir das 21 horas realiza-se a II Tertúlia do Museu, da Sociedade Trebaruna.

O programa termina dia 28, com uma caminhada noturna pelos Caminhos de Santiago no Fundão, a partir das 18 horas.

De referir, ainda que entre sexta-feira e dia 28 as entradas no Museu são gratuitas, com o objetivo de dar a descobrir à comunidade o espaço cultural que constitui o Museu, e os visitantes poderão ainda usufruir dos serviços de bar, conhecer os jogos de mesa romanos, participar em ateliers de olaria, metalurgia e fogo, assim como visitar a exposição de trabalhos de desenho realizados por alunos do 10º ano do Agrupamento de Escolas do Fundão, que estarão patentes no bar e na biblioteca.

Recorde-se que o Museu Arqueológico dispõe de uma sala de exposição permanente que reúne peças que permitem uma incursão cronológica por três grandes períodos: Pré-história (Paleolítico, Mesolítico, Neolítico e Calcolítico), Proto-história (Idade do Bronze e Ferro) e Período Romano.



Via Gazeta do Interior
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook